A era do estranhamento: o Formalismo Russo e o conhecimento humanístico moderno
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2020.168755Palavras-chave:
Formalismo Russo, Estranhamento (ostraniénie), CentenárioResumo
Esta resenha apresenta ao leitor brasileiro o livro A era do estranhamento: o Formalismo Russo e o conhecimento humanístico moderno, publicado em 2017. O livro é resultado do evento internacional ocorrido em Moscou em 2013, que estabeleceu e celebrou o centenário do Formalismo Russo. A obra apresenta contribuições de pesquisadores do mundo todo, revisa e expande, consideravelmente, os limites de alcance de uma das mais importantes escolas de crítica literária do século XX.
Downloads
Referências
BERLINA, Alexandra. (edit. e trad.). Viktor Shklovsky: a Reader. Nova York: Bloomsbury, 2017.
ERLICH, Victor. Child of a Turbulent Century. Evanston: Northwestern University Press, 2006.
ERLICH, Victor. Russian Formalism: History - Doctrine. Haia: Mouton 1965.
JAKOBSON, Roman. “Vers une Science de l’art poétique”. In: TODOROV, Tzvetan (org. e trad.) Théorie de la littérature: textes des formalistes russes. Paris: Éditions du Seuil, 1965.
KALININ, Ilya. “Viktor Shklovsky vs. Roman Jakobson. Poetic Language or Poetic Function of Language.” Revista Enthymema, n. 19, 2017. (link: https://riviste.unimi.it/index.php/enthy-mema/article/view/9427/8901 .)
PILSHCHIKOV, Igor; LEVCHENKO, Yan. Epokha “ostraneniia”. Russkii formalizm i sovremennoe gumanitarnoe znanie (A era do “estranhamento”: o Formalismo Russo e o conhecimento humanístico moderno). Moscou: Novoe literaturnoe obozrenie, 2017.
SANMARTÍN ORTÍ, Pau. Otra historia del formalismo ruso. Madri: Lengua de trapo, 2008.
TODOROV, Tzvetan (org. e trad.) Théorie de la littérature: textes des formalistes russes. Paris: Éditions du Seuil, 1965.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Valteir Vaz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).