A figura do mundo na dispersão dos seus fragmentos: o exército de cavalaria, de Isaac Bábel

Autores

  • Marcos Vinícius Ferrari Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Betina Bischof Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2020.171774

Palavras-chave:

Literatura Russa, Literatura Soviética, Romance, Modernismo

Resumo

O presente artigo desenvolve uma leitura de O exército de cavalaria (1926), de Isaac Bábel, focalizando, especialmente, a linguagem do autor, a estrutura narrativa e o papel desempenhado pelo narrador protagonista e por sua trajetória de formação. Por meio da análise de três contos (“A travessia do Zbrutch”, “O filho do rabino” e “Berestiechko”), são tratadas questões concernentes à representação da matéria épica, ao efeito geral de paradoxo, conflito e choque observável na obra e, finalmente, à possibilidade de caracterizar o livro de Bábel como um romance modernista.

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Biografia do Autor

  • Marcos Vinícius Ferrari, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – FFLCH/USP.

  • Betina Bischof, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Professora do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – FFLCH/USP.

Referências

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Publicado

2020-09-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ferrari, M. V., & Bischof, B. (2020). A figura do mundo na dispersão dos seus fragmentos: o exército de cavalaria, de Isaac Bábel. RUS (São Paulo), 11(16), 296-315. https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2020.171774