A ressurreição da palavra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2020.172017

Palavras-chave:

Viktor Chklóvski, Formalism, Teoria Literária, Futurismo russo

Resumo

O ensaio “A ressurreição da palavra”, apresentado aqui em tradução inédita para o português, foi publicado em 1914 por Viktor Chklóvski. Neste texto, o autor discute o processo de “petrificação” – que culmina com a morte – das palavras. Esse fenômeno pode ser observado no uso cotidiano do epíteto, mas afeta também obras literárias inteiras, fazendo com que as palavras sejam apenas reconhecidas, e não efetivamente vistas, sentidas, seja em sua forma interna ou externa. A poesia futurista aparece como o experimento que pode de fato levar à renovação da arte verbal, e conduzir, enfim, à ressurreição da palavra.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Letícia Mei, Universidade de São Paulo

    Mestra e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura Russa, da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

  • Priscila Nascimento Marques, Universidade de São Paulo

    Mestra e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura Russa, da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. Realiza estágio de pós-doutorado no mesmo programa.

  • Raquel Toledo, Universidade de São Paulo

    Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura Russa, da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

Referências

Tradução realizada diretamente do russo a partir da edição: CHKLÓVSKI, Viktor. Sobránie sotchiniénii. Tom I - Revoliutsiia [Obra reunida. Tomo 1 - Revolução]. Moscou: Novoe Literaturnoe Obozreniie, 2018.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2020-09-25

Edição

Seção

Dossiê