Um Catálogo de Traduções do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura Russa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2020.174305

Palavras-chave:

Tradução, Catálogo, Literatura Russa, Literatura Soviética

Resumo

Depois de constatarmos a falta de sistematização das traduções do PPG em Literatura e Cultura Russa, decidimos organizar em um arquivo facilmente acessível e que permita buscas rápidas em seu conteúdo. Por causa da crise sanitária, o presente catálogo encontra-se incompleto, no entanto, planeja-se a publicação de um complemento em futuro próximo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Bonavina, Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Letras Português/Russo

Graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), intercâmbio na Universidade Estatal de Moscou (MGU). https://orcid.org/0000-0002-9669-7708. E-mail: rafaelbonavina@gmail.com

Raquel Siphone, Universidade de São Paulo

Raquel Siphone formou-se em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte (2014). Atualmente é aluna regular do curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) com período sanduíche (2020) na Faculdade de Filologia da Universidade Estatal de Moscou (FILFAK-MGU).

Referências

ALMEIDA, Paula Costa Vaz de. O meu Púchkin de Marina Tsvetáieva: tradução e apresentação. 2008. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

AMÉRICO, Edélcio Rodiney. Os textos de Moscou e São Petersburgo como reflexo da identidade nacional russa. 2011. Tese (Doutorado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

AMÉRICO, Ekaterina Volkova. Alguns aspectos da semiótica da cultura de Iúri Lótman. 2012. Tese (Doutorado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

BARBOSA, Tieza Tissi. As partituras de Stanislávski para As três irmãs, de Tchekhov: tradução e análise da composição espacial da encenação. 2012. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

BYTSENKO, Anastassia. Imigração da Rússia para o Brasil no início do século XX. Visões do paraíso e do inferno. 2006. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

CAMARGO-SIPIONATO, Maria. Sófia Petrovna e a memória proibida do cotidiano soviético. 2014. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

CAREGARO, Raquel Arantes Toledo. Uma aventura: o teatro de Marina Tsvetáieva. Tradução e apresentação. 2015. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

CAROLINSKI, Flavia Cristina Moino. Aleksandr Nikoláevitch Afanássiev e o conto popular russo. 2008. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

CEZAR, Luiz Alberto. Cinquenta gotas de sangue: a estética conceitualista Dmitri Prigov. 2007. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

ERASSO, Natalia Cristina Quintero. O diário de juventude de Liev Tolstói: singularidades do 'diário de escritor' e confluências com a prosa artística. 2016. Tese (Doutorado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

ESTEVES, Renata. Turguêniev e a inovação literária. 2018. Tese (Doutorado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

FARJADO, Jéssica de Souza. O rei Lear da estepe, de Ivan Turguêniev: uma tragédia russa. 2016. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

FRANCISCO JUNIOR, Mario Ramos. Zanguési, de Velimír Khlébnikov: a utopia da obra de arte como síntese perfeita do universo. 2008. Tese (Doutorado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

FRATE, Rafael Nogueira de Carvalho. Mikhail Vassílievitch Lomonóssov: uma apresentação. 2016. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

HAN, Catren da Silva. Vladímir G. Korolienko: contos siberianos. 2016. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

HORA, Danilo Batista. Os Dramas líricos de Aleksandr Blok: tradução e comentário. 2019. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

MALARENKO, Henady. Isaak Bábel e o seu Diário de Guerra de 1920. 2011. Tese (Doutorado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

MARCANÇOLI, Cássia Regina Marconi. O Jubileu de Vladímir Sorókin: 'um tal Tchékhov, que nunca havíamos visto antes!'. 2017. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

MARQUES, Priscila Nascimento. O Vygótski incógnito: escritos sobre arte (1915-1926). 2015. Tese (Doutorado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

MARTINS, Phillipe de Souza. Arquétipos literários no romance Inveja, de Iuri Oliecha. 2019. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

MEI, Letícia Pedreira. Sobre isto: síntese da poética de Maiakóvski. 2015. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

MENDES, Cecília Rosas. A literatura e seus variados fins domésticos: tradução e comentário de quatro contos de Púchkin. 2009. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

MERINO, Daniela Simone Terehoff. Mestre de teatro, mestre da vida: Leopold Sulerjítski e sua busca artística e pedagógica. 2017. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

MIKAELYAN, Yulia. Serguei Dovlátov: texto de cultura na literatura russa contemporânea. 2016. Tese (Doutorado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

MOSCHKOVICH, Diego Fernandes Garcia. O último Stanislávski em ação: tradução e análise das experiências do Estúdio de Ópera e Arte Dramática (1935 - 1938). 2019. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

MOUNTIAN, Daniela. Mitologia poética de Daniil Kharms. 2017. Tese (Doutorado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016

NOGUEIRA, André Bacciotti. Uma 'Mãe de Deus flagelante': santidade e heresia em Para Akhmátova de Marina Tsvetáieva. 2018. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

OLIVEIRA, Deise de. Ensaios de Anna Akhmátova sobre Aleksandr Púchkin: diálogo entre escritores. 2017. Tese (Doutorado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

OLIVEIRA, Yuri Martins de. 'O forno', de Evguéni Kharitónov: um estudo sobre o narrador-protagonista. 2019. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

PAIXÃO, Bianca Alves da. A literatura infantil de Daniil Kharms: tradição e modernidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

PEREIRA, Eloah Pina. Contos de ferrovias de Dmítri Býkov: um estudo descritivo sobre tradução e intertexto. 2017. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

PEREIRA, Erivoneide Marlene de Barros. A cinematografia de Serguei Eisenstein: imagem, som e sentido em Aleksandr Niévski. 2014. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

PETROVA, Maria. A poética do romance gótico na coletânea Noites em uma granja perto de Dikanka de N.V. Gógol. 2016. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

RABELLO, Belkis. As cartilhas e os livros de leitura de Lev N. Tolstói. 2009. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

RAMOS, Polyana de Almeida. Gorie ot uma, de Aleksandr Griboiédov tradução e aproximações. 2010. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

RAZVICKAS, Anna Clara Versolato. O universo grotesco em Uma anedota desagradável, de Dostoiévski. 2016. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

SALES, Denise Regina de. A sátira de Saltykóv-Schedrin em História de uma Cidade. 2010. Tese (Doutorado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

SANTOS, Henrique Gomes Lucas. Dinheiro para Maria, de Valetin Raspútin: tradução e análise. 2018. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

SILVA, Andréa Zeppini Menezes da. O Plutão que veio do inferno: sobre a prosa de Varlam Chalámov. 2017. Tese (Doutorado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

SILVA, Gabriela Soares da. A constelação de capriuro, de Fazil Iskander: tradução e comentário. 2012. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

SIMONE, Lucas Ricardo. Recontar o tempo: apresentação e tradução de Narrativa dos anos passados. 2019. Tese (Doutorado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

SOMA, Eduardo. Ulisses em tempos de estagnação: tradução e estudo de Moskvá - Petuchki, de Venedíkt Eroféiev. 2016. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

URSO, Graziela Schneider. A face russa de Nabokóv: poética e tradução. 2010. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

VITORINO, Fabrício Yuri de Souza. 'O contemporâneo': a vertente jornalística de Púchkin na primeira metade do século XIX. 2015. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Bonavina, R., & Siphone, R. (2020). Um Catálogo de Traduções do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura Russa. RUS (São Paulo), 11(17), 313-331. https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2020.174305