Chalámov e Tchekhov: a distância certa para narrar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2022.198166

Palavras-chave:

Contos de Kolimá, Literatura de Gulag, Crítica humanista, Nova prosa

Resumo

Os Contos de Kolimá são considerados a obra máxima de Varlam Chalámov. Partindo de diálogos do escritor com A ilha de Sacalina, de Anton Tchekhov, e da leitura de Chalámov da prosa do século XIX, este artigo procura discutir alguns elementos formais do seu texto literário, tendo em vista a proposta de uma nova prosa do autor, a única possível para representar a experiência nos campos stalinistas. Na segunda parte, analisa-se duas narrativas, de Tchekhov e de Chalámov, com o foco nos narradores de seus contos e seus pontos de vista sobre as personagens. Além disso, busca-se mostrar, por meio da análise, que a experiência de Chalámov como testemunha do Gulag modifica estruturas narrativas em nome da representação literária.

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Biografia do Autor

  • Joaquim Ferreira Mendes Neto, Universidade de São Paulo

    Joaquim Ferreira Mendes Neto é graduado em Letras com habilitação em russo pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, em 2021. Atualmente é mestrando no Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada pela mesma instituição, desenvolvendo a pesquisa: “Sob as leis do diabo: ‘escola negativa’ e a formação pelo mal em Contos de Kolimá, de Varlam Chalámov”. Pesquisa que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). http://lattes.cnpq.br/1647071140137521; https://orcid.org/0000-0003-1019-1376; micromegas@hotmail.com

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Publicado

2022-08-28

Como Citar

Mendes Neto, J. F. (2022). Chalámov e Tchekhov: a distância certa para narrar. RUS (São Paulo), 13(22), 206-221. https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2022.198166

Dados de financiamento