O Raionismo, o primeiro Grupo de Construtivistas em Ação e o uso do conceito faktura e construção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2022.198774

Palavras-chave:

Rayonism, Arte russa, Estética, Construtivismo, Arte soviética

Resumo

O construtivismo foi um movimento artístico que surgiu na Rússia após a tomada do poder pelos bolcheviques em outubro de 1917 e se estendeu até 1932. O presente trabalho analisa a influência do raionismo no contorno da arte construtivista, especialmente na obra iniciada por aquele Primeiro Grupo de Trabalho de Construtivistas em Ação em 1922. A pesquisa mostrou que Construtivistas e Raionistas tinham um método semelhante de arte baseado em leis ou disciplinas fundamentais. Além disso, contrasta o uso do conceito faktura e construção. Os resultados confirmam que ambos os movimentos os utilizaram de maneiras diferentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renata Carla Finelli, Universidad Nacional de Córdoba

    Profesora y Licenciada en Filosofía por la Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. Doctoranda en Filosofía por la Universidad Nacional de San Martin, Argentina. Miembro investigador y becaria del proyecto de investigación “Historia de las ideas estéticas en Argentina” (PICT- 2016-0204), radicado en el Centro de Investigaciones Filosócas (CIF/CONICET). Docente en la Cátedra Fotografía de la Licenciatura de Cine y Artes Audiovisuales, Universidad Nacional de Córdoba, Argentina.

Referências

BANN, Stephen (Ed.). The Tradition of Constructivism. New York: The Viking Press, 1974.

BOWLT, Jhon (Ed. Trad.). Russian Art of the Avant-Garde Theory and Criticism 1902-1934. New York: The Vikimg Press, 1976.

BUCK-MORSS, Susan. Mundo Soñado y Catástrofe. La Desaparición de la Utopía de Masas en el Este y en el Oeste. Madrid: Machado libros, 2004.

BUCHLOH, Benjamin. Formalismo e Historicidad. Modelos y Métodos en el Arte del Siglo XX. Madrid: Akal, 2004.

BÜRGER, Peter. Theorie der Avantgarde. Frankfurt: Suhrkamp, 1974.

FER, Briony. “Metaphor and Modernity: Russian Constructivism”. Oxford Art Journal, v. 12, n. 1, 1989, pp.14-30.

FER, Briony. “The Lenguage of the Constructivism”. In Realism, Rationalism,Surrealism: Art between the wars. New Haven: Yale University Press,1993.

FERNÁNDEZ BUEY, Francisco (Trad.). Constructivismo. Madrid: Comunicación, 1973.

GASSNER, Hubertus. “The Constructivists. Modernism on the Way to Modernization”. In The Great Utopia: The Russian and Soviet Avant-Garde, 1915-1932. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, 1992.

GRAY, Camilla. The Russian Experiment in Art 1863-1922. New York: Thames and Hudson, 1962.

GONCHAROVA, Natalia. Street with Lampposts. 1913. Oil on canvas.

GOUGH, Maria. “In the Laboratory of Constructivism: Karl Ioganson`s Cold Structures”. October, n. 84, 1998, pp 91-117.

HARRISON, Charles and WOOD, Paul (Eds.). Art in Theory 1900-1990. An Anthology of Changing Ideas. Oxford: Blackwell Publishers, 1993.

KIAER, Christina. “Rodchenko in Paris”. October, n. 75, 1996, pp. 3-35.

LÁRIONOV, Mijail. The Forest. 1913. Oil on burlap.

LODDER, Christina. Constructivismo ruso. Madrid: Alianza, 1987.

LODDER, Christina. “La Experimentación de los Vjutemas”. In La Caballeria Roja. Madrid: La Caja Madrid, 2012.

MORENO, Ana. Vanguardias Rusas. Madrid: Fundación Colección Thyssen- Bornenisza, 2006.

POLLMEIER, Klaus. “El Lissittzky`s Multilayer Photographs: A Technical Analysis”. In Object: Photo. Modern Photographs: The Thomas Walther Collection 1909-1949. An Online Project of the Museum of Modern Art. New York: The Museum of Modern Art, 2014. Retrieved 3 January 2022. https://www.moma.org/interactives/objectphoto/assets/essays/Pollmeier.pdf

ROWELL, Margit. “New Insights into Soviets Constructivism: Paiting. Construcctions. Production Art”. In Art of The Avant-Gard In Russia: Selections from The George Costakis Collection. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, 1981a.

ROWELL, Margit. “The Inkhk and Constructivism”. In Art of the avant-gard in Russia: selections from the George Costakis Collection. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, 1981b.

TARABUKIN, Nicolai. “Del caballete a la máquina”. In El último cuadro. Del caballete a la máquina. Por una teoría de la pintura. Barcelona: Gustavo Gili, 1977.

Downloads

Publicado

2022-08-28

Como Citar

O Raionismo, o primeiro Grupo de Construtivistas em Ação e o uso do conceito faktura e construção. (2022). RUS (São Paulo), 13(22), 25-42. https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2022.198774