Niétotchka, de Dostoiévski, e Júlia, de Aline Bei: existências dolorosas e construções inacabadas à luz da psicanálise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2023.207076

Palavras-chave:

Dostoiévski, Niétotchka Niezvânova, Aline Bei, Pequena coreografia do adeus, Psicanálise, Violência, Orfandade

Resumo

Dostoiévski, um dos maiores escritores russos, autor de obras como Os Irmãos Karamázov (1879), de acordo com Freud, foi “o mais grandioso romance já escrito”. Aline Bei, por sua vez, desponta no cenário da literatura a partir de seu primeiro romance, O Peso do Pássaro Morto (2017). A despeito da fama, do espaço geográfico, do contexto histórico e dos quase dois séculos que os separam, é possível estabelecer uma fronteira entre os dois autores? Pois é precisamente este o objetivo deste artigo, que procurou comparar as obras Niétotchka Niezvânova e Pequena Coreografia do Adeus, dos respectivos autores, a fim de demarcar um terreno onde as similaridades e as diferenças possam ser identificadas e alinhavadas à luz do conhecimento freudiano. Tomando-se as experiências singulares e as idiossincrasias das protagonistas Niétotchka e Júlia, este artigo buscou aprofundar algumas questões de especial interesse para os estudiosos da psique, demonstrando que, independentemente da época e do contexto histórico-cultural, alguns temas tocam os indivíduos de forma similar, aproximando-os na grande experiência da existência humana.

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Biografia do Autor

  • Fernando Guimarães Saves, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Graduou-se em Licenciatura em Letras - Português-Inglês (2015-2017) pela Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF) e obteve o título de Mestre em Letras (2020-2021), Áreas de Concentração: Teoria e Estudos Literários, junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), câmpus de São José do Rio Preto-SP, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), sob a orientação do Prof. Dr. Aguinaldo José Gonçalves. Atualmente, é aluno do curso de Doutorado do mesmo programa e instituição, sob os auspícios da Capes. É Professor de Ensino Básico na rede de ensino particular - Colégio Incentivo COC (Fernandópolis-SP) e Colégio Anglo XV de Abril (Jales-SP). É Professor de Ensino Superior - cursos de Letras e Pedagogia da Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF), desde 2019. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, Técnicas de Redação, Literatura Comparada e Literatura Brasileira.

Referências

BEI, Aline. Pequena Coreografia do Adeus. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Niétotchka Niezvânova (Trad. Boris Schnaiderman). São Paulo: Editora 34, 2002, 1821-1881 (primeira edição).

FREUD, Sigmund. “Estudos sobre a Histeria”. In: FREUD, Sigmund. Obras Completas, Vol. II. Rio de Janeiro: Imago, 1969, 1893-1895 (primeira edição).

FREUD, Sigmund. “O Instinto e suas Vicissitudes”. In: FREUD, Sigmund. A História do Movimento Psicanalítico, Artigos sobre Metapsicologia e Outros Trabalhos. Obras Completas, Vol. XIV, pp. 137-167; pp. 357-377. Rio de Janeiro: Imago, 1969, 1915-1916 (primeira edição).

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Publicado

2023-05-31

Edição

Seção

Temática livre

Como Citar

Saves, F. G. (2023). Niétotchka, de Dostoiévski, e Júlia, de Aline Bei: existências dolorosas e construções inacabadas à luz da psicanálise. RUS (São Paulo), 14(24), 350-368. https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2023.207076