Plekhánov e a crítica estética marxista: entre a intenção e o gesto
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2014.88704Palavras-chave:
Georgi Plekhánov, Crítica estética, Arte e vida socialResumo
Georgi Plekhánov é parada obrigatória para quem se dedica a compreender a trajetória do marxismo na Rússia. Além de introduzir textos clássicos de Marx no país, foi responsável pelas diretrizes políticas que guiaram o movimento operário organizado até por volta de 1914 e por escrever textos de crítica estética inovadores nesse campo de pensamento. Este artigo se debruçará sobre esta última faceta de seu trabalho, mais depurada em seu ensaio Arte e Vida Social, de 1912, a fim de compreender como suas formulações, atravessadas que estavam pelas contradições de um método restritivo, não deixaram de trazer contribuições significativas para o entendimento do que denominava “especificidade do estético”. Em um debate direto com a tradição bielinskiana, Plekhánov soube com ela dialogar e desbravar um campo de conhecimento até então praticamente inexplorado no marxismo.Downloads
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