Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Foram removidas do texto todas as formas de identificação de sua autoria, bem como de instituições, grupos ou pesquisas relacionados ao autor. Devem ser igualmente removidas todas as formas de identificação do arquivo, por meio da opção “propriedades” no Word. Todos esses passos são importantes para assegurarmos a Avaliação Cega por Pares Duplo-cega – ver Processo de Avaliação pelos Pares.
  • O arquivo da submissão está em formato DOC.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O texto segue os padrões de formatação, tamanho e estilo indicados nas diretrizes para autores.
  • Os metadados foram preenchidos corretamente nas duas línguas exigidas.
  • Os documentos que possuem número DOI foram devidamente identificados na bibliografia.
  • O autor está ciente que ao enviar o seu artigo ele passará por revisão de texto e que após a aprovação da última versão não será possível realizar mudanças no texto.

Diretrizes para Autores

A Revista Sala Preta recebe submissões de Artigos, Entrevistas, Críticas, Resenhas, e Traduções, publicados a partir da consideração de seu interesse e valor para a pesquisa nos diversos campos ligados às Artes da Cena.

 

ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS

Os arquivos de texto devem ser apresentados formatados na seguinte estrutura:

  1. Cabeçalho, contendo:
  • Título do trabalho em português, inglês e espanhol, necessariamente nessa ordem, separados por uma linha de distância. O título deve ser digitado em caixa alta na fonte Arial 12 e o subtítulo sem caixa alta na próxima linha. Ambos devem estar em negrito. Todos os 3 títulos são obrigatórios;
  • nome do autor deverá ser incluído no cabeçalho após a aprovação do trabalho, no estágio da revisão de texto; Seguido ao qual deve vir uma nota de rodapé com as seguintes informações separadas por ponto: Instituição e tipo de vínculo (mestrando/doutorando). Estágio da pesquisa (projeto, em andamento ou concluída - informar ano). Área de estudo e nome do orientador. Bolsa de fomento (quando houver). Atuação profissional (artística, instituição de ensino, cultural entre outras).
  1. Resumos em português, inglês e espanhol, necessariamente nessa ordem, separados por uma linha de distância. Todos os 3 resumos são obrigatórios:
  • Devem conter entre 5 e 10 linhas, fonte Arial, 12, espaçamento simples;
  • No resumo deve ser apresentada a proposta geral da pesquisa, quadro teórico, objetivos e metodologias e resultados.
  1. Palavras-chaves:
  • De 3 a 5;
  • Devem ser inseridas abaixo de seus respectivos resumos, separadas por ponto e vírgula.
  1. O texto completo
  • Todos os textos deverão ser digitados com fonte Arial, tamanho 12 e espaçamento 1,5.
  • Observar as instruções específicas sobre os textos para cada seção da revista (Artigos, Entrevistas, Críticas, Resenhas, e Traduções) abaixo.
  1. Bibliografia: deve seguir as normas da ABNT NBR 6023/2002, lembrando que o título deve ser colocado em destaque com a utilização de negrito. Caso o documento citado possua DOI é obrigatório que ele seja informado. Documentos disponíveis online devem ter hiperlink para a publicação original.

 

INSTRUÇÕES GERAIS

  1. As submissões devem ser feitas em formato word, seguindo as diretrizes de formatação da página e sistematização de marcações gráficas abaixo:
  • Página A4;
  • Margens Superior e Inferior 3cm;
  • Margens laterais 2 cm;
  • Uso de “aspas duplas” somente para citação no corpo do texto;
  • Uso de itálico para termos estrangeiros e títulos de livro e periódicos;
  • Uso de negrito para destaque no texto;
  • URLs informadas no texto por meio de hiperlink;
  • Imagens, gráficos e tabelas inseridas no corpo do texto (com os devidos créditos).
  1. Notas explicativas de rodapé podem ser usadas, reduzidas ao essencial. Devem ser numeradas com algarismos arábicos, fonte Arial, tamanho 10, em espaçamento simples.
  2. As citações no corpo do texto superiores a 3 linhas devem ser digitadas com espaçamento simples, fonte Arial, tamanho 10 e com recuo de 4cm da margem esquerda, conforme ABNT NBR 10520/2002.
  3. As citações são apresentadas no sistema Autor-Data (AUTOR, 1900, p.1).
  4. Caso os artigos incluam fotos, desenhos ou materiais gráficos da autoria de terceiros, é necessário carta de autorização da publicação das mesmas. Esses materiais devem ser acompanhados de legendas de identificação. O material gráfico deve ser reduzido ao mínimo indispensável, atendendo às indicações:
  • Imagens: resolução de 300 a 600 dpi e tamanho de 725x500 pixels;
  • Vídeos: até 15 min, enviar link do youtube;
  • Arquivos de áudio: no formato mp3 e duração máxima de 15 minutos e arquivo no tamanho máximo de 2Mb.
  1. O envio de textos implica na autorização para sua publicação segundo o conceito de Creative Commons 3.0.
  2. Cada autor pode publicar apenas um artigo por volume da revista, podendo publicar também, em números diferentes do mesmo volume, no máximo um texto por número, desde que em diferentes seções da revista.

 

INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS

ARTIGOS

Tamanho: entre 20 mil e 60 mil caracteres com espaço.

Conteúdo: a revista publica textos de artigos inéditos resultantes de pesquisas, estudos, debates, práticas artísticas, científicas, acadêmicas e pedagógicas na área das Artes Cênicas.

 

ENTREVISTAS

Tamanho: entre 16 mil e 50 mil caracteres com espaço.

Conteúdo: A revista publica textos de entrevistas realizadas com artistas, educadores, agentes culturais, e pesquisadores, bem como outras personalidades que possam colaborar para reflexões no meio artístico e cultural, notáveis por sua atuação e interesse sobre o seu trabalho. As entrevistas devem ser escritas em formato pergunta e resposta, havendo espaço, nas falas do entrevistador e notas de rodapé, para manifestações mais aprofundadas sobre o assunto em questão. 

Subtítulo: O título da entrevista é livre, sendo proposto por seu(s) autor(es), mas todas as entrevistas devem ter subtítulo padrão, no formato: Pessoa X entrevista Pessoa Y. O nome do entrevistador deve ser ocultado do subtítulo no momento da submissão e incluído apenas após a aprovação da entrevista, no estágio da revisão de texto.

Autoria: A revista encoraja que as entrevistas sejam publicadas em dupla autoria, com o entrevistador como primeiro autor, e o entrevistado como segundo autor, de forma que ambos confirmam seu acordo e contribuição com o texto conforme submetido à revista. O nome do entrevistador deve ser ocultado no momento da submissão e incluído apenas após a aprovação do trabalho, no estágio da revisão de texto.

Estilo de texto: as entrevistas publicadas pela revista não se restringem à transcrição ipsis literis da conversa entre entrevistador e entrevistado, cabendo ao autor primário do texto o ajuste adequado para a transformação da conversa em um texto acadêmico, selecionando as formas de apresentar as perguntas e respostas, junto de suas informações complementares fundamentais.

Verificação de dados: A entrevista pressupõe a apresentação do ponto de vista do entrevistado, mas este deve ser balizado por apontamentos históricos, acadêmicos, factuais, de pesquisa, verificados e apresentados pelo autor/entrevistador, que é responsável pela acuidade dos fatos publicados. Também é possível oferecer referências e citações contextualizadas e inserir em suas falas as informações acadêmicas concernentes ao assunto debatido.

 

CRÍTICAS

Tamanho: entre 16 mil e 50 mil caracteres com espaço

Conteúdo: A revista publica textos de crítica acadêmica sobre as artes cênicas, escritos por especialistas na área da obra criticada e que tenha sido apresentada em temporada pública em qualquer localidade, assistida pelo autor da crítica até 12 meses antes da data de envio do texto.

Subtítulo: O título da crítica é livre, sendo proposto por seu(s) autor(es), mas todas as críticas devem ter subtítulo padrão, no formato: Crítica de Obra X, do Grupo Y.

Estilo de texto: Recomenda-se que o texto não seja escrito em primeira pessoa, embora seja possível exprimir valorações e juízos sobre o trabalho, que são de inteira responsabilidade do autor do texto. O texto de crítica acadêmica se dirige à comunidade de especialistas leitores da revista, devendo tratar da obra por meio desse viés de interesse. Os textos de crítica podem incluir citações e bibliografia. 

Ficha técnica: Ao final do texto, deve ser apresentada a ficha técnica completa da obra criticada. Após a ficha técnica, o autor deve indicar quando a obra foi assistida, no formato: Assistida em dd/mm/aaaa, local do evento. 

 

RESENHAS

Tamanho: entre 10 mil e 25 mil caracteres com espaço.

Conteúdo: A revista publica resenhas de publicações textuais, em formato impresso ou digital, que apresentem e discutam o texto resenhado, fazendo referência à sua estrutura, seus conteúdos e sua relevância para o momento atual. Há a opção de estabelecer relações com outros autores, outros textos ou outras publicações que auxiliem a percepção daquilo que é proposto pelo autor da resenha. O material discutido, no entanto, deve se manter como foco da resenha. A revista recebe resenhas para trabalhos publicados até 2 anos antes da data de envio do texto.

Autoria: O autor da resenha não pode ser autor da obra, parte de sua produção, ou possuir vínculo familiar, acadêmico ou empregatício em curso com o autor da obra resenhada. O nome do autor da resenha deve ser ocultado da resenha no momento da submissão, o incluíndo apenas após a aprovação do trabalho, no estágio da revisão de texto.

Subtítulo: O título da resenha é livre, sendo proposto por seu autor, mas todas as resenhas devem ter subtítulo padrão, no formato: Resenha de Obra X, de Autor Y.

 

TRADUÇÕES

Conteúdo: A revista publica traduções de artigos relevantes para a pesquisa em artes cênicas, escritos por autores estrangeiros e ainda inéditos em português do Brasil.

Cabeçalho: O nome do autor estrangeiro deve vir primeiro na designação de autoria, seguido pelo nome do tradutor, que deve ser apresentado da seguinte forma: “Tradução de [nome do tradutor]”. O nome do tradutor deve ser ocultado no momento da submissão e incluído apenas após a aprovação da tradução, no estágio da revisão de texto.

Tamanho: O tamanho do texto é determinado pelo tamanho do original, mas é desejável seguir a métrica da Sala Preta para artigos: entre 20 mil e 60 mil caracteres. Em casos excepcionais, a opção pode ser justificada nos comentários ao editor.

Tradução: O tradutor, ao submeter o artigo, declara ter a autorização do autor e dos editores originais para a publicação na Revista. A submissão deve incluir em anexo o envio de declaração de autorização do autor/editor original, e cópia do texto no idioma original para a apreciação.

Formatação: O sistema de citações, referências e formatação do artigo deve ser ajustado para os moldes da Revista Sala Preta.

 

REINCIDÊNCIA DA PUBLICAÇÃO DE AUTORES

Autores podem enviar textos durante todo o fluxo contínuo da revista, porém a Sala Preta publica apenas um Artigo por autor por volume. Durante o ano daquele volume, no entanto, o mesmo autor pode ser publicado também dentro das outras seções da revista, em textos de Entrevista, Crítica, Resenha e Tradução, desde que estes apareçam em números diferentes do que o número em que o autor em questão publicou um Artigo.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.