O rosto do ator: da expressão fotogênica ao reflexo externo

Autores

  • Pedro Maciel Guimaraes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p220-232

Palavras-chave:

Atores de cinema, Estética e história do cinema, Análise fílmica.

Resumo

Os usos e as teorias em torno da composição em primeiro plano, que coloca em destaque o rosto do ator: da ideia de fotogenia e da emoção facilmente visível na face atoral, defendida por Louis Delluc e Jean Epstein, passando pelos conceitos de rosto-máscara e rosto-máquina de Lev Kulechov e Mikhail Iampolski, ligados às vanguardas soviéticas dos anos 1920, até a proposta de Jacques Aumont para analisar os closes das atrizes do cinema clássico e moderno, que se dividem em rosto-alma e rosto-tela.

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Biografia do Autor

Pedro Maciel Guimaraes, Universidade Estadual de Campinas

Professor do Departamento de Cinema do Instituto de Artes da Unicamp

Referências

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IAMPOLSKI Mikhail. Visage-masque et visage-machine. In: ALBERA, F. (Org.). Vers une théorie de l’acteur. Lausanne: L’Age d’Homme, 1994. p. 35-40.

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Publicado

2016-12-21

Como Citar

Guimaraes, P. M. (2016). O rosto do ator: da expressão fotogênica ao reflexo externo. Sala Preta, 16(2), 220-232. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p220-232

Edição

Seção

SALA ABERTA