O luto transformado em luta: uma experiência de Teatro do Oprimido com pessoas cegas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p206-219Palavras-chave:
Teatro do Oprimido, Luto, Cegueira, Inclusão social..Resumo
Este trabalho se propõe refletir sobre as questões do trauma e do luto a partir de uma experiência de Teatro do Oprimido com pessoas cegas. O contato com os desafios vivenciados cotidianamente pelos participantes, trazidos à tona durante o processo da oficina por testemunhos e pela prática teatral, possibilitou estabelecer relações diretas com a dificuldade de elaboração da perda e seus desdobramentos na vida em sociedade. A reflexão sobre esses temas motivou ainda o debate sobre a possível função do encontro coletivo e artístico para se vislumbrar novos caminhos de transformação humana e social.
Downloads
Referências
BUTLER, J. “Violencia, duelo, política.” In: Vida precaria: el poder del duelo y la violencia. 1. ed. Buenos Aires: Paidós, 2006, pp. 45-77.
FREUD, S. “O problema econômico do masoquismo”. In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1969. Volume XIX.
KEHL, M. R. Ressentimento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004, 247 p.
SÓFOCLES. “Édipo Rei”. In: Teatro Grego. Prefácio e Tradução de J. B. Mello e Souza. São Paulo: W. M. Jackson Inc. 1970. Coleção: Clássicos Jackson. Volume XXII.
PEREIRA, V. H. A. P. Memória, testemunho e confissão nas literaturas do trauma e do ressentimento. Curso ministrado pelo professor Victor Hugo Adler Pereira, de setembro de 2012 a janeiro de 2013 Instituto de Letras – UERJ, 2012/2013.
Depoimentos dos participantes da oficina Criatividade, teatro e imaginação, ministrada no Instituto Benjamin Constant, por Clara de Andrade e Olivia von der Weid – Rio de Janeiro, outubro de 2011 a dezembro de 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor(es) e à Revista Sala Preta e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Sala Preta e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo públicado na revista Sala Preta mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi públicado originalmente pela revista Sala Preta em seu volume (cololocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/salapreta "