Sobre uma possível morada do real na ficção

Autores

  • Pedro Rodrigo Penuela Sanches Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p195-205

Palavras-chave:

Real, Ficção, Teorias das Artes Cênicas, Representação.

Resumo

Este trabalho procura revisar ideias de alguns teóricos do teatro e da dança com relação às produções cênicas realizadas a partir da década de 1960 (que têm sido nomeadas como “pós-modernas”, “pós-dramáticas”, “teatro performativo”, entre outras expressões que procuram salientar sua diferenciação com relação às artes cênicas de certa época ou conceituação anteriores), a fim de apontar limites da crítica à representação que tais teorizações pretendem realizar. Discute-se em que medida certo caminho de desconstrução da lógica da representação tende a efetuar-se sobre os mesmos fundamentos conceituais de tal lógica, e sobre um mesmo tipo de pensamento dicotômico que a estrutura. Em seguida, tomando como base ideias do filósofo Jacques Rancière, pretende-se apontar outras possibilidades de crítica da representação por meio de sua reconceituação da noção de ficção.

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Biografia do Autor

Pedro Rodrigo Penuela Sanches, Universidade de São Paulo

Artista e pesquisador da dança. Doutorando em Artes Cênicas pela ECA-USP. Meste em psicologia clínica pelo IP-USP.

Referências

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Publicado

2016-12-21

Como Citar

Penuela Sanches, P. R. (2016). Sobre uma possível morada do real na ficção. Sala Preta, 16(2), 195-205. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p195-205

Edição

Seção

SALA ABERTA