Ensaio para depois do fim: a dramaturgia performativa do corpo em PROJETO bRASIL: luto e desordem
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p321-337Palavras-chave:
Performance, Corpo, Dramaturgia.Resumo
Este artigo reflete sobre o corpo na peça PROJETO bRASIL, da companhia brasileira de teatro. Parte-se da ideia de que a manifestação e a dramaturgia performativa desses corpos podem ser vistas como um reflexo das contradições do estado de exceção da história brasileira, concebida como um corpo que já chegou ao seu fim e diante do qual estamos enlutados. Compreende-se que o corpo em PROJETO bRASIL é tanto sujeito quanto objeto de luto, um corpo social em estado de desordem e de suspensão e que, contraditoriamente, está engajado em uma reflexão crítica diante de sua própria falência, tendo em vista uma possibilidade utópica para depois do fim.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-21
Como Citar
Oliveira, N. C. A. (2016). Ensaio para depois do fim: a dramaturgia performativa do corpo em PROJETO bRASIL: luto e desordem. Sala Preta, 16(2), 321-337. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p321-337
Edição
Seção
DOSSIÊ SOBRE A CIA. BRASILEIRA
Licença
Os leitores são livres para utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor(es) e à Revista Sala Preta e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Sala Preta e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo públicado na revista Sala Preta mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi públicado originalmente pela revista Sala Preta em seu volume (cololocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/salapreta "