Quando olhar é fazer: do espectador convidado ao espectador ausente

Autores

  • Verônica Veloso Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p94-113

Palavras-chave:

Espectador, Contexto urbano, Corpo, Fotografia.

Resumo

O artigo propõe uma reflexão sobre o estatuto do espectador na cena performativa contemporânea e os resquícios dessa figura no campo da performance. Possíveis categorias para se pensar o espectador são identificadas em alguns experimentos teatrais e performativos fundados no ato de caminhar no contexto urbano. Para além do espectador convidado são considerados também os passantes e aqueles que acessam a performance por intermédio de outras materialidades, a fotografia por exemplo. A ação passa a prescindir da presença do espectador, uma vez que se dirige para a câmera, e esse deslocamento nem sempre valoriza o documento em detrimento do corpo, mas necessariamente o inclui como constitutivo do ato performático. 

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Biografia do Autor

  • Verônica Veloso, Universidade de São Paulo - USP
    Doutoranda no PPG em Artes Cênicas da ECA-USP

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Publicado

2017-07-17

Edição

Seção

EM PAUTA

Como Citar

Quando olhar é fazer: do espectador convidado ao espectador ausente. (2017). Sala Preta, 17(1), 103-122. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p94-113