O ouvinte visionário: a hipótese de um teatro hipnótico

Autores

  • Maria Clara Ferrer Universidade Federal de São João del-Rei
  • Juliana Mota Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p131-146

Palavras-chave:

Hipnose, Performatividade vocal, Paisagem mental, Escuta, Espectador.

Resumo

Pressupondo que a produção de afetos e sentidos de uma obra está intimamente ligada à fisicalidade do espectador, analisaremos a situação perceptiva do corpo imerso na escuridão. A presente reflexão nasce com o processo de criação de MOTRIZ, experimento cênico que mergulha o espectador numa travessia sonora envolta pelo breu. Privado da visão, o espectador torna-se um ouvinte visionário. Tendo sua escuta complexificada, seu corpo é diretamente afetado pela potência performativa da voz. Tal situação espectatorial nos leva a acreditar na existência de um teatro capaz de ativar a produção de paisagens mentais comuns a processos hipnóticos. 

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Biografia do Autor

  • Maria Clara Ferrer, Universidade Federal de São João del-Rei
    Maria Clara Ferrer é professora doutora nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de São João del-Rei.
  • Juliana Mota, Universidade Federal de São João del-Rei
    Juliana Mota é professora doutora nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de São João del-Rei.

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Publicado

2017-07-17

Edição

Seção

EM PAUTA

Como Citar

Ferrer, M. C., & Mota, J. (2017). O ouvinte visionário: a hipótese de um teatro hipnótico. Sala Preta, 17(1), 140-155. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p131-146