The Mask: a performance documental de Edward Gordon Craig e Dorothy Nevile Lees
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i2p304-317Palavras-chave:
Gordon Craig, The Mask, Dorothy Nevile LeesResumo
Edward Gordon Craig criou em seu célebre periódico The Mask um ambiente criativo que ultrapassou a função jornalística. Além do ineditismo de ser uma publicação exclusivamente dedicada ao teatro, também engendrou uma linguagem artística única: um espaço literário e, ao mesmo tempo, performativo, em que Craig fez dialogar de forma lúdica suas ideias para a renovação teatral com um meticuloso esforço documental, tanto ao resgatar textos antigos garimpados em arquivos quanto ao oferecer um nicho para o registro histórico das diferentes vanguardas do início do século XX. Resgata-se a figura histórica da coeditora Dorothy Nevile Lees, jornalista e escritora que dividiu com Craig a manutenção de The Mask por vinte anos e foi guardiã deste material para a posteridade, cujo nome foi injustamente obscurecido por Craig.
Downloads
Referências
CRAIG, E. G. On the art of the theatre. London: Routledge, 2009.
______. A living theatre. The Gordon Craig School. The Arena Goldoni. The Mask: setting forth the aims and objects of the movement and showing by many illustrations the city of Florence, the Arena. Florence: Arena Goldoni, 1913.
______. The Mask. A quarterly illustrated journal of the art of the theatre. Florence: Arena Goldoni, 1908-1929. (Coleção British Institute of Florence).
LEES, D. N. Notes on work with Gordon Craig and The Mask in Florence. Archivio Contemporaneo dello Gabinetto Scientifico Letterario G. P. Vieusseux, 1961. (Diário pessoal).
______. About “The Mask”. In: CRAIG, E. G. A living theatre. The Gordon Craig School. The Arena Goldoni. The Mask: setting forth the aims and objects of the movement and showing by many illustrations the city of Florence, the Arena. Florence: Arena Goldoni, 1913.
MELOSI, L. Profili di donne. Roma: Edizioni di storia e letteratura, 2001.
RIBEIRO, A. Um diálogo às margens do Ganges: Gordon Craig e Ananda Coomaraswamy. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 4, n. 3, p. 463-485, 2014.
SBORGI, I. B. Behind The Mask: Dorothy Nevile Lee’s Florentine contribution do Edward Gordon Craig’s “New Theatre”. In: WANROOIJ, B. P. F. (Ed.). Otherness anglo-american women in 19th and 20th century in Florence. Florence: Cadmo, 2001. (Série Italian history & Culture). v. 7.
______. This interval from fighting. Tracce di un insolito spettacolo al teatro Niccolini nelle carte di Dorothy Nevile Lees. Antologia Vieusseux, Firenze, n. 35, p. 67-82, 2006.
TAXIDOU, O. The Mask, a periodical performance by Edward Gordon Craig. Amsterdam: Harwood Academic Publishers, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.