As turnês de Sarah Bernhardt no Brasil (1886, 1893, 1905): contribuições para o estudo da presença teatral estrangeira no Brasil no final do século XIX

Autores

  • Monize Oliveira Moura Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i2p84-99

Palavras-chave:

Circulação teatral, Turnês, Atrizes, Sarah Bernhardt

Resumo

Apesar da relevância da presença estrangeira para atividade teatral no Brasil no século XIX, contam-se, ainda, poucos estudos que tenham buscado examiná-la à luz de um exame acurado de fontes que revelem seus aspectos materiais. Significativa e sintomática, a ausência de estudos pode em parte ser justificada pelos obstáculos relativos à conservação de documentos que permitam reconstituir a prática do trânsito artístico transatlântico no século XIX. Partindo dessa constatação, este artigo trata das turnês na carreira da atriz Sarah Bernhardt e da apresentação do espetáculo Cleópatra no Brasil, em 1893, com o objetivo de discutir a abordagem metodológica utilizada no estudo das viagens, relativa ao uso de fontes, e buscando observar algumas considerações historiográficas que dela derivam.

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Publicado

2017-12-26

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EM PAUTA

Como Citar

As turnês de Sarah Bernhardt no Brasil (1886, 1893, 1905): contribuições para o estudo da presença teatral estrangeira no Brasil no final do século XIX. (2017). Sala Preta, 17(2), 84-99. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i2p84-99