O último estúdio de Stanislávski

uma abordagem histórica

  • Diego Moschkovich Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Stanislávski, Teatro, Teatro russo, História do teatro

Resumo

Este artigo traça uma abordagem histórica acerca da criação do Estúdio de Ópera e Arte Dramática, também conhecido como o último estúdio de Stanislávski, que existiu de 1935 a 1938, ano de sua morte. A pesquisa foi realizada como preparação para o trabalho sobre os procedimentos pedagógicos dos últimos anos de Stanislávski, realizado nos arquivos do museu do Teatro de Arte de Moscou entre novembro de 2017 e fevereiro de 2018. O artigo apresenta, assim, uma introdução, em que contextualiza o Estúdio de Ópera e Arte Dramática; em seguida, esboça alguns de seus antecedentes históricos, como o projeto de uma “Academia da Arte Teatral” proposta por Maksim Górki e desenvolvida por Stanislávski. Na sequência, busca algumas informações de um outro personagem-chave na criação do estúdio, a diretora e pedagoga Zinaída Sokolova, irmã de Stanislávski. Por fim, mostra o processo seletivo e a cerimônia de abertura do estúdio, em novembro de 1938.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Moschkovich, Universidade de São Paulo

Mestre em Literatura e Cultura Russa pela Universidade de São Paulo (USP), bacharel em Artes Cênicas pelo Instituto Estatal Russo de Artes da Cena (RGISI). Atua como diretor de teatro, pesquisador e tradutor Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Publicado
2019-08-30
Como Citar
Moschkovich, D. (2019). O último estúdio de Stanislávski. Sala Preta, 19(1), 229-259. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v19i1p229-259
Seção
STANISLAVSKI