Stanislávski e Sulerjítski

o teatro como meio de aperfeiçoamento de si mesmo e de transformação da sociedade

  • Michele Almeida Zaltron Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Stanislávski, Sulerjítski, Sistema, Primeiro Estúdio do Teatro de Arte de Moscou

Resumo

O encontro de Konstantin Stanislávski com Leopold Sulerjítski, um de seus mais importantes colaboradores, acontece após Sulerjítski assistir a um ensaio do espetáculo Um inimigo do povo, de Henrik Ibsen, no Teatro de Arte de Moscou, e se sentir profundamente impactado com a atuação de Stanislávski como Dr. Stockmann. A partir da relação construída entre ambos e das experiências realizadas no Primeiro Estúdio do Teatro de Arte de Moscou, foram desenvolvidos princípios fundamentais do Sistema de Stanislávski, como a importância do coletivo e da ética, na arte e na vida. Este artigo analisa esses princípios a partir da compreensão de que Stanislávski e Sulerjítski acreditavam que o teatro poderia ser um meio de aperfeiçoamento de si mesmo e de transformação da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Almeida Zaltron, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Artes Cênicas pela Unirio com estágio doutoral (bolsa Capes-PDSE) na Escola-estúdio do Teatro de Arte de Moscou (Moscow Art Theatre School), Rússia.

Publicado
2019-08-30
Como Citar
Zaltron, M. (2019). Stanislávski e Sulerjítski. Sala Preta, 19(1), 217-228. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v19i1p217-228
Seção
STANISLAVSKI