Lua vermelha em Lisboa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v20i1p135-172Palavras-chave:
Teatro musical brasileiro, Augusto Boal, Teatro e políticaResumo
O artigo ensaia um itinerário do autor com Augusto Boal, nos anos de 1977 e 1978, quando participou como músico e diretor musical da montagem lusitana de Zumbi. No percurso, narra os pontos centrais deste caminho, seus impulsos criativos, éticos e políticos, além dos movimentos decorrentes da ação pedagógica de um dos principais artistas teatrais contemporâneos, cuja estatura está por ser reconhecida e traçada, especialmente no âmbito acadêmico brasileiro. Trata-se, em seu núcleo, de cotejar a montagem original do Arena conta Zumbi (São Paulo, 1965) com sua encenação em Portugal (Lisboa, 1978).
Downloads
Referências
AMIR Haddad e Cecília Boal no debate exílio e pertencimento. Rio de Janeiro: [s. n.], 2017. 1 vídeo (67 min). Publicado pelo canal Murro em Ponta de Faca. Disponível em: https://bit.ly/2ZFKkHb. Acesso em: 5 set. 2019.
ARAP, F. Mare Nostrum: sonhos, viagens e outros caminhos. São Paulo: Senac, 1998.
BOAL, A. Murro em ponta de faca. São Paulo: Hucitec, 1978.
BOAL, A. Carta de Augusto Boal para Gianfrancesco Guarnieri. Boal Blog, Rio de Janeiro, 1979. Disponível em: https://bit.ly/3f5VZpc. Acesso em: 22 fev. 2020.
BOAL, A. Carta a Carlos Porto. Buenos Aires, 23.09.1973. In: BOAL, A. Atos de um percurso. Catálogo da Exposição. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2015. p. 94.
BOAL, A.; GUARNIERI, G.; LOBO, E. Arena conta Zumbi. São Paulo: RCA, 1965. 1 disco de vinil.
BOAL, A.; GUARNIERI, G.; LOBO, E. Arena conta Zumbi. Revista de Teatro SBAT, São Paulo, n. 378, p. 31-59, nov./dez. 1970.
BRECHT, B. Tambores en la noche. In: Teatro completo. Buenos Aires: Nueva Visión, 1968.
BROOK, P. The empty space. London: Penguin Books, 1968.
CAMARGO, I. Arena conta Zumbi. Boal, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: https://bit.ly/31RtRlQ. Acesso em: 31 mar. 2013.
CAMPOS, C. A. Zumbi, Tiradentes. São Paulo: Perspectiva, 1988.
DAL FARRA MARTINS, J. B.; OLIVEIRA, A. L. Medida do coração. Voo. In: Um palco é preciso: o outro Bando da Lua. Violão e voz: Zebba Dal Farra. Flautas: Humberto Araújo; Chiquinho Brandão. Bateria e percussão: AC Dal Farra; Paulinho Ramos. Baixo: Sylvio Mazzucca Jr. São Paulo: Abacaro, 1981. 1 disco vinil, lado b, faixa 5.
DAL FARRA MARTINS, J. B. Estruturas leves. Conexões com o espaço teatral. Projeto de um Teatro, Móvel, Múltiplo e Transformável (TMMT). 1999. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.
DAL FARRA MARTINS, J. B. Palavra Muda. Sobre poéticas para vozes em Estado de Sítio. 2018. Tese (Livre-Docência em Linguística, Letras e Artes) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
FAROCKI, H. Einfühlung (Empatía). Barcelona: Fundación Antoni Tàpies, 2016. (Catálogo da exposição).
GUARNIERI, G. Murro em ponta de faca: um grito de socorro, de amor e de alerta (Prefácio). In: BOAL, A. Murro em ponta de faca. São Paulo: Hucitec, 1978. p. VII-IX.
HOLANDA, C. B. Meu caro amigo. In: HOLANDA, C. B. Meus caros amigos. Rio de Janeiro: Philips, 1976. 1 disco vinil, lado B, faixa5.
HOLANDA, C. B. Tanto mar. In: HOLANDA, C. B. Chico Buarque. Rio de Janeiro: Philips, 1978. 1 disco vinil, lado B, faixa 5.
JOANILHO, A. L. Prefiguração do novo. Cadernos AEL, Campinas, n. 1, p. 104, 1992.
KUMIEGA, J. Jerzy Grotowski. Firenze: La Casa Usher, 1989.
LOBO, E. Edu canta Zumbi. Rio de Janeiro: Elenco, 1968. 1 disco vinil.
PEREIRA, J. F. A arte como veículo: para que serve uma performance sem espectadores? Persona, Porto, n. 3, p. 74-80, 2015.
SCHWARZ, R. Cultura e política, 1964-1969. In: SCHWARZ, R. O pai de família e outros estudos. São Paulo: Paz e Terra, 1978. p. 61-92.
SERÔDIO, M. H. Zumbi. O Diário, Lisboa, 24 fev. 1978.
TAIGUARA. Imyra, Tayra, Ipy. Rio de Janeiro: EMI-Odeon, 1976. 1 disco vinil.
VARELA, L. Brecht em Portugal. In: ENCUENTRO INTERNACIONAL BRECHT EM ESPAÑA, 1998, Sevilla. Anais […]. Sevilla: Diputación de Sevilla, 1998. p. 319-332.
VASCONCELLOS, G. De olho na fresta. São Paulo: Graal, 1977.
VELOSO, C. Festa imodesta. In: HOLANDA, C. B. Sinal fechado. Intérprete: Chico Buarque de Holanda. Rio de Janeiro: Philips, 1974. 1 disco de vinil, lado a, faixa 1.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.