Há mais passado no presente do que se possa imaginar: a emergência do complexo do calçado na aula performática Treze Dias

Autores

  • Denise Pereira Rachel Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos - Ermelino Matarazzo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v21i1p81-109

Palavras-chave:

pedagogia da assimilação, regime das aparências escolares, aula performática, complexo do calçado

Resumo

Este artigo expõe cortes, lesões e traumas provenientes da reprodução e permanência da obra colonial no contexto brasileiro, propagada por uma pedagogia da assimilação, na instauração de um regime das aparências escolares. Com o intuito de problematizar este regime, discutimos as reverberações da aula performática duracional Treze dias (2016), criada pelo Coletivo Parabelo com a comunidade escolar do Cieja Ermelino Matarazzo. A partir de uma abordagem autoetnográfica performativa, foi possível perceber a emergência do que designamos, em diálogo com o pensamento de Roger Bastide, “complexo do calçado”.

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Publicado

2022-10-19

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Rachel, D. P. (2022). Há mais passado no presente do que se possa imaginar: a emergência do complexo do calçado na aula performática Treze Dias. Sala Preta, 21(1), 81-109. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v21i1p81-109