A morte de Edward Gordon Craig: visualidades místicas de um pensamento Über

Autores

  • Almir Ribeiro da Silva Filho Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i1p34-53

Palavras-chave:

Teatro, Edward Gordon Craig, Morte, Hamlet, Übermarionette

Resumo

O apelo à plasticidade é um dos fundamentos da proposta visual da nova arte da encenação inaugurada por Edward Gordon Craig no início do século XX. Esse apelo possui um eixo central inusitado, baseado em uma visão de mundo particular de seu autor: o misticismo. Ao desenvolver sua obra multifacetada, Craig criou um universo místico em que refletia sobre os limites da linguagem teatral, mas também sobre as frestas entre a vida, a não vida e a morte. Duas de suas realizações mais importantes – a montagem de Hamlet e a criação do Übermarionette – oferecem argumentos definitivos em relação ao papel da Morte na obra de Gordon Craig.

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Biografia do Autor

  • Almir Ribeiro da Silva Filho, Universidade Federal de Santa Catarina

    Pós-doutorado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), Porto, Portugal, 2020. Pós-doutorado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2017. Doutorado em Artes Cênicas pela USP, São Paulo, 2014. Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 2008. Especialização (lato sensu) em Filosofia pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Volta Redonda, Rio de Janeiro, 2006. (2006). Pedagogo pelo Instituto Izabel, Rio de Janeiro, 1997. Ator pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), Rio de Janeiro, 1987.

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Publicado

2023-09-21

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Silva Filho, A. R. da. (2023). A morte de Edward Gordon Craig: visualidades místicas de um pensamento Über. Sala Preta, 22(1), 34-53. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i1p34-53