Sobre a reinvenção das distâncias: artes cênicas e ação cultural na pandemia de covid-19

Autores

  • Suzana Schmidt Viganó Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v21i1p24-52

Palavras-chave:

Formação artística, Ação cultural, Cibercultura, Arte e pandemia, Arte e sociedade

Resumo

Este artigo apresenta duas experiências artístico-pedagógicas em artes cênicas, no âmbito da ação cultural, desenvolvidas durante a pandemia de covid-19 no ano de 2020. Refletimos sobre os desafios e descobertas de duas arte-educadoras e seus aprendizes no campo da dança e do teatro em dois programas públicos de formação artística da Grande São Paulo. A fim de analisar essas experiências, partimos do questionamento de Boaventura Souza Santos sobre a crise e dialogamos com as ideias de subjetividade e afeto, segundo Guattari, e de experiência, criação artística e cultura. A partir da reflexão colocada por Pierre Lévy em Cibercultura, propomos o questionamento sobre a arte, a educação e a ação cultural no ciberespaço, partindo de uma ética e de uma estética contemporaneizadas pelo universo digital.

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Biografia do Autor

  • Suzana Schmidt Viganó, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes

    Doutora em Pedagogia da Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), professora credenciada do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da ECA-USP e professora do curso de pós-graduação em Arte-Educação do Senac-SP.

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Publicado

2022-10-19

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Viganó, S. S. (2022). Sobre a reinvenção das distâncias: artes cênicas e ação cultural na pandemia de covid-19. Sala Preta, 21(1), 24-52. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v21i1p24-52