Jacques Copeau e o instinto dramático da criança

Autores

  • Rodrigo Scalari Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v21i2p49-65

Palavras-chave:

Jacques Copeau, Suzanne Bing, Nicolas Evreinov, Infância, Instinto dramático

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de minha tese de doutorado sobre a criança como modelo na pedagogia teatral. Evidencia-se a noção de instinto dramático da criança, conceito-chave no projeto pedagógico de Jacques Copeau, e a presença de noções correlatas a esta nos trabalhos de importantes psicólogos da virada do século XIX para o século XX, como a noção de instinto teatral postulada por Nicolas Evreinov e as pesquisas com crianças efetuadas por Jacques Copeau e Suzanne Bing. O objetivo é destacar o papel fundamental do conceito proposto pela emblemática École du Vieux Colombier na formação do ator.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Scalari, Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle

    Doutor em Estudos Teatrais pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris III, com suporte da Bolsa de Doutorado Pleno no Exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ator. Professor de teatro.

Referências

CARNICKE, S. M. L’instinct théâtral : Evreinov et la théâtralité. Revue des Études Slaves, Roubaix, v. 53, n. 1, p. 97-108, 1981.

CLAPARÈDE, É. Psychologie de l’enfant et pédagogie expérimentale. 10. ed. Neuchatel: Delachaux et Niestlé, 1951. v. 1.

COPEAU, J. Registres I : appels. Paris: Gallimard, 1974.

COPEAU, J. Registres V : les registres du vieux colombier III – 1919-1924. Paris: Gallimard, 1993.

COPEAU, J. Registres VI : l’école du vieux-colombier. Paris: Gallimard, 1999.

EVREINOV, N. Le théâtre dans la vie. Paris: Librarie Stock: Delamain et Boutelleau, 1930.

FERREIRA, T.; HARTMANN, L.; MACHADO, M. M. Entre escola e universidade: dinossauros e caderninhos por uma dramaturgia encarnada. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 45-70, 2017.

FONDS JACQUES COPEAU. [S. l.: s. n.], [1913-1946]. 7 boîtes non cataloguées concernant l’École du Vieux Colombier. Bibliothèque nationale de France, Direction des collections, Département des arts du spectacle.

GROOS, K. The play of man. New York: Appleton, 1912.

JAMES, W. The principles of psychology. Bristol: Thoemmes Maruzen, 1998. v. 2.

KLEIN, J. Routing the roots and growth of the dramatic instinct. Lawrence: University of Kansas, 2012.

NIETZSCHE, F. Origine de la tragédie : ou hellénisme et pessimisme. Paris: Société du Mercure de France, 1901.

PÉREZ, B. L’art et la poésie chez l’enfant : la psychologie de l’enfant. Paris: Félix Alcan, 1888.

PÉREZ, B. Les trois premières années de l’enfant : la psychologie de l’enfant. 5. ed. Paris: Félix Alcan, 1892.

SCALARI, R. C. L’enfant comme modèle dans la pédagogie théâtrale : dans les approches de Jacques Copeau, Jacques Lecoq et Philippe Gaulier. 2021. Thèse (Doctorat en Arts) – Université Sorbonne Nouvelle – Paris III, Paris, 2021a.

SCALARI, R. C. Copeau e os laboratórios da infância: as brincadeiras de seus filhos, ou, melhor dizendo, le tout rond. Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 44, p. 1-22, 2022. DOI: 10.5965/1414573102442022e0210.

SCALARI, R. C. Quando o teatro encontra a infância: contribuições da Children’s School à pedagogia do ator na École du Vieux-Colombier. Pós: revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG, Belo Horizonte, v. 11, n. 23, p. 159-174, 2021b. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.32946.

SICARD, C. et al. Jacques Copeau : après-midi d’étude du 26 novembre 1999. Paris: [s. n.], 2000. 1 áudio, partie 1, 32’35’’.

TRACY, F. The psychology of childhood. London: Routledge: Thoemmes Press, 1995.

Downloads

Publicado

2022-12-20

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Scalari, R. (2022). Jacques Copeau e o instinto dramático da criança. Sala Preta, 21(2), 49-65. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v21i2p49-65