O diálogo entre materiais e a construção da desordem: em torno de Guerras civis: ilhas de desordem de Heiner Müller

Autores

  • Maria Lúcia de Souza Barros Pupo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v21i2p131-136

Palavras-chave:

Fragmentação, Intertextualidade, Possibilidades lúdicas

Resumo

A publicação de Ingrid Dormien Koudela, Guerras civis: ilhas de desordem de Heiner Müller (Perspectiva, 2021) é aqui apresentada, ressaltando-se a fragmentação textual, a intertextualidade e as possibilidades lúdicas que perpassam a dramaturgia do escritor e diretor teatral alemão.

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Biografia do Autor

  • Maria Lúcia de Souza Barros Pupo, Universidade de São Paulo

    Professora titular do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde atua particularmente na Licenciatura e orienta pesquisas de mestrado e doutorado em Pedagogia das Artes Cênicas. Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Sua experiência profissional abrange pesquisas sobre mediação teatral e ação cultural em diferentes contextos brasileiros e em países como França, Marrocos e Bélgica.

Referências

KOUDELA, I. D. Guerras civis: ilhas de desordem de Heiner Müller. São Paulo: Perspectiva, 2021.

MÜLLER, H. Guerra sem batalha: uma vida entre duas ditaduras. Tradução de Karola Zimber. São Paulo: Estação Liberdade, 1997.

NEVEUX, O. Politiques du spectateur: les enjeux du théâtre politique aujourd’hui. Paris: La Découverte, 2013.

RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. Tradução de Ivone C. Benedetti. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

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Publicado

2022-12-20

Edição

Seção

RESENHAS

Como Citar

Pupo, M. L. de S. B. (2022). O diálogo entre materiais e a construção da desordem: em torno de Guerras civis: ilhas de desordem de Heiner Müller. Sala Preta, 21(2), 131-136. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v21i2p131-136