Apontamentos sobre o texto teatral contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v1i0p69-80Palavras-chave:
Dramaturgia, contemporâneo, textoDownloads
Referências
BARTHES, R. Essais critiques. Paris, Seuil, 1964.
BENJAMIN, W. “Qu’est-ce que le théâtre épique? Première version”. In: Essais sur Bertolt Brecht. Trad. Paul Laveau. Paris, Maspero, 1969.
BONASSI, F. O Apocalipse de João (primeira versão).
FÉRAL, J. “Le texte spectaculaire: la scène et son texte”. Degrés 97-98-99: 1-21, 1999.
HEUVEL, M.V. Performing drama / dramatizing performance. Ann Arbor, The University of Michigan Press, 1993.
JAMESON, F. Pós-Modernismo. A lógica cultural do capitalismo tardio. Trad. Maria Elisa Cevasco. São Paulo, Ática, 1996.
LEHMANN, H-T. “Theater der Blicke. Zu Heiner Müllers ‘Bildbeschreibung’”. Dramatik der D.D.R., ed. Ubrich Profitlich, Suhrkamp, apud Patrice Pavis. Le théâtre au croisement des cultures. p. 99
MAURIN, F. Robert Wilson. Le temps pour voir, l’espace pour écouter. Paris, Actes Sud/Académie Expérimentale des théâtres, 1998.
NETO, DIONISIO. Opus Profundum. Texto inédito. 1996.
PAVIS, P. “Towards a semiology of the mise en scène”. In: Languages of the stage. Nova York, Performing Arts Journal Publications, 1982.
PAVIS, P. “Malaise dans la civilization: la réprésentation de la catastrophe dans le théâtre franco-allemand contemporain”. In: Le théâtre au croisement des cultures. Paris, José Corti, 1990.
PAVIS, P. “Synthese premature ou Fermeture provisoire pour cause d’inventaire de fin de siècle”. Texto da conferência realizada em Madri em 26 de novembro de 1998, no colóquio “Encuentro internacional sobre el autor teatral y siglo XX”.
PEIXOTO, F. “Quando a crítica se transforma em grito”. In: Teatro de Heiner Müller. São Paulo, Hucitec, 1987.
RYNGAERT, J-P. Ler o teatro contemporâneo. Trad. Andréa Stahel M. da Silva. São Paulo, Martins Fontes, 1998.
SÁ, Nelson de. “Sob o tiroteio de palavras e descrença”. In: Diversidade. Um guia para o teatro dos anos 90. São Paulo, Hucitec, 1998.
SCHECHNER, R. Performance theory. London, Routledge, 1988.
SCHECHNER, R. “Training interculturally” In: BARBA. E. e SAVARESE. N. A Dictionary of theatre anthropology. London, Routledge, 1991.
UBERSFELD, A. “La scène et le texte”. In: L’école du spectateur. Paris, Ed. Sociales, 1981.
UBERSFELD, A. Lire le théâtre III. Le dialogue de théâtre. Paris, Belin, 1996.
VELTRUSKÝ, J. “Dramatic text as a component of theatre”. In: MATEJKA, L. e TITUNIK, I. R. (eds.). Semiotics of art, Prague School Contributions. Cambrigne, MIT Press, 1976.
VINAVER, M. Écritures dramatiques. Paris, Actes Sud, 1993.
WATT, S. Postmodern drama. Reading the contemporary stage. The University of Michigan Press, 1998.
WILLIAMS, R. El teatro de Ibsen a Brecht. Trad. José M. Álvarez. Barcelona, Península, 1975.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2001 Sílvia Fernandes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Os autores mantém, sem restrições, os direitos autorais dos documentos publicados pelo periódico.
Os documentos distribuídos sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional podem ser compartilhados, copiados e redistribuídos em qualquer meio e formato desde que sem fins comerciais e que os devidos créditos sejam dados. Os documentos também podem ser adaptados, remixados e transformados desde que, neste caso, as contribuições feitas ao material original sejam distribuídas sob a mesma licença que o original.