A ator transparente: reflexões sobre o treinamento contemporâneo do ator com as mascaras do palhaço e do bufão

Autores

  • Juliana Jardim Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v2i0p17-24

Resumo

A ator transparente: reflexões sobre o treinamento contemporâneo do ator com as mascaras do palhaço e do bufão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANDRADE, Mario de. Crônica de 2 de agosto de 1931. In: TORRES, A. O circo no Brasil. Rio de Janeiro / São Paulo: Funarte / Atração, 1998.

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: HUCITEC/UnB, 1987.

BARBA, Eugenio. A canoa de papel: tratado de Antropologia teatral. São Paulo: Hucitec, 1994.

BARBOZA, Juliana Jardim. O ator transparente. O treinamento c om as máscaras do Palhaço e do Bufão e a experiência de um espetáculo: Madrugada. (Dissertação de Mestrado). São Paulo: ECA-USP, 2001.

BRAUN, Edward (ed.). Meyerhold on Theatre. Londres: Methuen Drama, 1991.

BROOK, Peter. A porta aberta: reflexões sobre a interpretação e o teatro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.

CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Dicionário de Símbolos: (mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números). Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1986.

FO, Dario. Manual mínimo do ator. São Paulo: Editora SENAC, 1988.

JACOB, Pascal. La grande parade du cirque. Paris: Gallimard, 1992.

McGLASHAN, Alan, The Savage and Beautiful Country. Boston: Houghton Mifflin Company, 1967, apud NICHOLS, Sallie. Jung e o Tarô: uma jornada arquetípica. São Paulo: Cultrix, s/d.

OIDA, Yoshi. O ator invisível. São Paulo: Beca, 2001.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

Downloads

Publicado

2002-11-25

Edição

Seção

INTERPRETAÇÃO

Como Citar

Jardim, J. (2002). A ator transparente: reflexões sobre o treinamento contemporâneo do ator com as mascaras do palhaço e do bufão. Sala Preta, 2, 17-24. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v2i0p17-24