Estruturas comunicativas na textualidade teatral além do drama rigoroso – a crise do drama em dois textos teatrais brasileiros do fim dos anos 80
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v11i1p93-114Palavras-chave:
Dramaturgia não-mais-dramática – crise do drama – comunicação teatral – Mauro Rasi – Alcides NogueiraResumo
Partindo do pressuposto de que todo texto teatral é marcado por um sistema comunicativo duplo, esse artigo define como textualidade especificamente teatral aquela que joga conscientemente com os dois eixos da comunicação teatral, o eixo intracênico e o eixo palco-platéia. Aponta que a dramaturgia contemporânea radicaliza o eixo palco-platéia e fortalece a importância desse eixo enquanto exposição de estruturas performativas do texto. Desse modo chega-se a uma compreensão do texto não-mais-dramático que não se limita à transgressão das unidades dramáticas de tempo, lugar e ação. A seguir, o artigo analisa textos de dois autores brasileiros, Mauro Rasi e Alcides Nogueira, na perspectiva da manipulação dos eixos comunicativos, para posicioná-los criticamente na dinâmica da crise do drama no Brasil.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor(es) e à Revista Sala Preta e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Sala Preta e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação, sob a Licença Creative Commons BY-NC-SA
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na revista Sala Preta mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Sala Preta em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/salapreta "