Gestualidade da Dança Clássica Indiana Odissi e dança contemporânea ocidental: interfaces

Autores

  • Mariana Baruco Machado Andraus Universidade Estadual de Campinas
  • Marília Vieira Soares Universidade Estadual de Campinas
  • Inaicyra Falcão dos Santos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v13i1p71-82

Palavras-chave:

dança moderna, história da dança, artes corporais do oriente

Resumo

Partindo do estudo do pesquisador Mark Wheeler sobre diferentes formas de apropriação do Oriente por coreógrafos modernos e pós-modernos norte-americanos, das mais superficiais às mais essenciais, já ocorridas na história da dança, este artigo sugere maneiras de um bailarino contemporâneo beneficiar-se de um treinamento em Odissi em sua preparação técnica e estética.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Baruco Machado Andraus, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas.

Marília Vieira Soares, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente do Departamento de Artes Corporais da UNICAMP.

Inaicyra Falcão dos Santos, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Departamento de Artes Corporais da UNICAMP.

Downloads

Publicado

2013-06-19

Como Citar

Andraus, M. B. M., Soares, M. V., & Santos, I. F. dos. (2013). Gestualidade da Dança Clássica Indiana Odissi e dança contemporânea ocidental: interfaces. Sala Preta, 13(1), 71-82. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v13i1p71-82

Edição

Seção

SALA ABERTA