O teatro da operação e a cena energética

Autores

  • Arthur Belloni Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v12i1p141-148

Palavras-chave:

ENCENAÇÃO, DIREÇÃO, OPERAÇÃO, TEATRO ENERGÉTICO

Resumo

O artigo aborda questões relacionadas a uma certa modalidade de escritura cênica manifesta na contemporaneidade, cuja matéria espetacular (e sua imaterialidade) nunca é dirigida pelo espírito do encenador (ou de um coletivo), nem tampouco a ele se dirige, dando ensejo à concretização de um tipo de “teatro da operação” que, ao mesmo tempo que elimina os direitos do autor, faz suprimir também as formulações de ordem conceitual e discursiva comuns ao “espírito ativo” - esprit actif - enquanto instância cuja destinação é questionar, de acordo com as demandas do sentido e da significação.

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Biografia do Autor

  • Arthur Belloni, Universidade de São Paulo
    Possui doutorado em Artes Cênicas (área de concentração Teoria e Prática Teatral, linha de pesquisa Texto/Cena) e Mestrado em Artes (Área de concentração Artes Cênicas), ambos pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. É graduado em Artes Cênicas (habilitação em Direção Teatral) pela ECA/USP, tendo também concluído o curso técnico-profissionalizante pela Escola de Teatro do Palácio das Artes / Fundação Clóvis Salgado (MG). Atuou como Docente na Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É integrante do Grupo de Investigação do Desempenho Espetacular (GIDE). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro Performativo e Direção/Operação Teatral (concretizou diversas montagens cênicas).

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Publicado

2012-06-30

Edição

Seção

SALA ABERTA

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