O diálogo "Fedro" de Platão como meta-dialético

  • Maria Cecília Leonel Gomes dos Reis Universidade Federal do ABC
Palavras-chave: Dialética, Retórica, Amor, Psykhagogia

Resumo

O objetivo deste ensaio é mostrar que o Fedro de Platão exibe uma engenhosa estrutura dramática: Sócrates prescreve a dialética como a melhor “arte na condução das almas” e a um só tempo realiza a verdadeira conversão de Fedro à Filosofia. Porém, mais do que apenas uma narrativa dramática, o diálogo encena essa conversão fazendo seus agentes performarem e efetivarem no plano de suas ações os temas que estão sendo enunciados em seus discursos.

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Biografia do Autor

Maria Cecília Leonel Gomes dos Reis, Universidade Federal do ABC
Professora adjunta do CCNH da Universidade Federal do ABC. Pesquisadora de Filosofia Antiga e escritora. Autora da tradução do De Anima de Aristóteles (São Paulo. Editora 34, 2006) e das novelas  O mundo segundo Laura Ni (2008. finalista do Prêmio São Paulo de Literatura) e A Vida Obcena de Anton Blau (2011)

Referências

Cf G.J.De Vris, A Commentary on the Phaedrus of Plato, Amsterdam 1969, p.22.

Para um estudo criterioso sobre a presença e o erotismo homossexual na Antiguidade Clássica, ver K.J.Dover, A homossexualidade na Grécia Antiga, S.Paulo, 2007.

Cf Diogenes Laertius – Lives of eminent philosophers, vol I, Cambridge, 1972, p.311.

Este panorama da trama do diálogo em relação à retórica baseia-se na interpretação de Harvey Yunis, Plato – Phaedrus, Cambridge, 2011, p.3.

Cf. Marco Zingano, “Às voltas com a alma: megaloôn gar heneka periiteon (274a3)”, no prelo.

Cf Charles H.Kahn, Plato and the socratic dialogue – the philosophical use of a literary form, Cambridge, 1996

Cf Kahn, op.cit., p.xv.

Cf Kahn, idem, p.376.

Cf Martin Puchner, The drama of Ideas – Platonic provocations in theater and philosophy, Oxford, 2010.

Cf. Puchner, op.cit., p.29.

Publicado
2014-12-20
Como Citar
Reis, M. C. (2014). O diálogo "Fedro" de Platão como meta-dialético. Sala Preta, 14(2), 72-84. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i2p72-84
Seção
EM PAUTA