Da tela ao palco: pintura, teatro e revolução no Brutus de Jacques-Louis David

Autores

  • Flavia Giovana Dessoldi Centro Universitário Belas Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i1p265-275

Palavras-chave:

Teatro, Revolução, Brutus, David, Talma

Resumo

O artigo discute a contribuição da Revolução Francesa para o campo das artes, mais especificamente para o campo das artes cênicas: a importância do teatro nesse período e o legado deixado após a influência da revolução na ligação entre as linguagens artísticas, analisada a partir da relação entre o quadro Brutus, de Jacques-Louis David, a montagem da peça de mesmo nome em 1790 escrita por Voltaire, a nova concepção teatral que será desenvolvida e a trajetória de Talma, um ator da Comédie Française que será consagrado a partir de sua posição política assumida durante a Revolução. Também analisa o teatro como ferramenta de protesto e de mobilização das massas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Giovana Dessoldi, Centro Universitário Belas Artes

Especialização em História da Arte pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e licenciatura plena em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pelas Faculdades Integradas Coração de Jesus

Referências

BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. (Obras Escolhidas, vol. 1). São Paulo: Brasiliense, 1994.

BERTOLD, M. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.

BIANCHI, S. O teatro dos novos tempos. In: VOVELLE, M. (Org.). França revolucionária: 1789-1799. São Paulo: Brasiliense, 1989.

DAVIES, P. et al. A nova história da arte de Janson, a tradição ocidental. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.

DEL DEBBIO, M. Enciclopédia da mitologia. São Paulo: Daemon, 2008.

DUVIGNAUD, J. Sociologia do comediante. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

FRIEDLAENDER, W. De David a Delacroix. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

GIOVANNI, C. Revolução Francesa e Teatro. Reforma e Revolução – Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 10, n. 20, 1991.

HERBERT, R. L. David, Voltaire, Brutus and the French Revolution: an essay in art and politics. Nova York: Viking Press, 1972.

OZOUF, M. A festa: sob a Revolução Francesa. In: LE GOFF, J.; NORA, P. (Orgs.). História: novos objetos. Trad. Terezinha Marinho. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976. p. 217-231.

SCHAMA, S. Cidadãos: uma crônica sobre a Revolução Francesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

SCHAMA, S. O poder da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

STAROBINSKI, J. 1789: os emblemas da razão. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

VOLTAIRE. Brutus: tragédie en cinq actes. In: Théatre de Voltaire. vol. 1. Paris: Garnier, 1927.

WINCKELMANN, J. J. Reflexões sobre a arte antiga. Estudo introdutório de Gerd A. Bornheim. Trad. Herbert Caro e Leonardo Tochtrop. Porto Alegre: Movimento, 1975.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

Dessoldi, F. G. (2015). Da tela ao palco: pintura, teatro e revolução no Brutus de Jacques-Louis David. Sala Preta, 15(1), 265-275. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i1p265-275

Edição

Seção

SALA ABERTA