Espelho falso: a paródia na formação do teatro brasileiro

Autores

  • Marta Metzler UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i1p71-82

Palavras-chave:

paródia, História do teatro brasileiro, cultura

Resumo

Este trabalho articula-se em torno da relação entre as formas paródicas e a atividade teatral desenvolvida no Brasil, com a ideia de que a práxis parodística está diretamente implicada no processo de formação dos autores e na própria construção da noção de teatro brasileiro. A paródia é uma arte que se manifesta por polifonia, entrecruzando vozes, tempos, lugares, descentrando valores e sentidos artístico-culturais. Considerando que, no caso brasileiro, formas marginais como a paródia ocupam o centro da formação teatral, o olhar se situa nos deslimites em que se entrelaçam origem e destino, centro e periferia. Objetiva-se realizar um estudo crítico, seguindo uma perspectiva histórica, trabalhando com investigação, registro e análise de material dramatúrgico, bibliográfico e jornalístico, em interconexão com o exame teórico-conceitual fundamentado em estudos contemporâneos da paródia, da história do teatro brasileiro e da cultura. 

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Biografia do Autor

  • Marta Metzler, UNIRIO

    Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO). É atriz, pesquisadora de história do teatro brasileiro e autora de Teatro da natureza: história e ideias (Perspectiva, 2006), resultado de sua dissertação de mestrado (também pela UNIRIO), e de Alda Garrido: as mil faces de uma atriz popular brasileira (Perspectiva, 2015), resultado de sua tese de doutorado. 

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Publicado

2015-07-02

Edição

Seção

EM PAUTA

Como Citar

Metzler, M. (2015). Espelho falso: a paródia na formação do teatro brasileiro. Sala Preta, 15(1), 71-82. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i1p71-82