Histórias editadas: um estudo de caso sobre o uso do clipping como material documental

Autores

  • Bernardo Fonseca Machado Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i1p225-237

Palavras-chave:

História do teatro, desconstrução de narrativas, clipping, documentos historiográficos

Resumo

Este artigo analisa o clipping da Cia. de Teatro Os Satyros presente em sua sede. Seu objetivo é investigar como o grupo criou uma história de si utilizando-se da seleção e edição do material publicado pela imprensa. Pretende-se contribuir para uma historiografia do teatro brasileiro analisando narrativas que se tornaram “oficiais” e naturalizadas por profissionais de teatro – grupos, diretores(as), atores e atrizes etc. A metodologia está baseada no contraste de fontes e documentos a fim de compreender como narrativas históricas são criadas pelos próprios agentes. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bernardo Fonseca Machado, Universidade de São Paulo

    Doutorando do PPGAS/FFLCH-USP

Referências

Basset, K. Nuts from Brazil with smut from the Marquis. The Times, Londres, 23 set. 1993

BOURDIEU, P. A ilusão biográfica. In: Ferreira, M. (Org.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1996.

Brandão, T. Uma empresa e seus segredos: Companhia Maria Della Costa. São Paulo: Perspectiva; Rio de Janeiro: Petrobrás, 2009.

Clouston, E. The philosophy in the Alcove. The Guardian, Londres, 19 ago. 1993.

Cohen, S. Grupo brasileiro vai se apresentar com Siouxsie. O Globo, Rio de Janeiro, 31 out. 1993. Segundo Caderno.

COUTINHO, I. Lições morais do Marquês de Sade. Público, Lisboa, 11 jan. 1993.

Curtis, N. Philosophy in the Alcove. The Independent, Londres, 24 ago. 1993. p. 11.

Das profundezas da alcova. Publico, Lisboa, 15 out. 1993

Dibdin, T. Philosophy in the Alcove. The List, Edimburgo, 27 ago. a 09 set. 1993. p. 47.

FARIA, J. R. (Org.). História do teatro brasileiro: do modernismo às tendências contemporâneas. v. II. São Paulo: Perspectiva, SESCSP, 2013.

García-Guillén, M. Salo Salomé Makes up good Theatergoing. Sunday News, São Paulo, 23 fev. 1992.

O ESTADO DO PARANÁ. Grupo Os Satyros entra em cena. Curitiba, 13 set. 1995.

Linklater, J. Philosophy in the Alcove, Theatre Workshop, Edinburgh. The Herald, Escócia, 20 ago. 1993.

Orr, J. The philosophy in the alcove. The Scotsman, Edimburgo, 19 ago. 1993.

MACHADO, B. F. Iluminando a cena: um estudo sobre o cenário teatral nos anos 1990 e 2000 na cidade de São Paulo. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

Pontes, H. Intérpretes da Metrópole – História social e relações de gênero no teatro e no campo intelectual (1940-1968). São Paulo: Edusp, 2010.

SÁ, N. de. Sades joga com o limite entre teatro e pornografia. Folha de São Paulo, São Paulo, 18 nov. 1990.

Sá, N. de. Divers/idade: um guia para o teatro dos anos 90. São Paulo: Hucitec, 1997.

SANTOS, E. Sades ou noites com os professores imortais. Semanário, São Paulo, n. 126. 10 dez. 1990.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Edição

Seção

EM PAUTA

Como Citar

Machado, B. F. (2015). Histórias editadas: um estudo de caso sobre o uso do clipping como material documental. Sala Preta, 15(1), 225-237. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i1p225-237