Histórias editadas: um estudo de caso sobre o uso do clipping como material documental
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i1p225-237Palavras-chave:
História do teatro, desconstrução de narrativas, clipping, documentos historiográficosResumo
Este artigo analisa o clipping da Cia. de Teatro Os Satyros presente em sua sede. Seu objetivo é investigar como o grupo criou uma história de si utilizando-se da seleção e edição do material publicado pela imprensa. Pretende-se contribuir para uma historiografia do teatro brasileiro analisando narrativas que se tornaram “oficiais” e naturalizadas por profissionais de teatro – grupos, diretores(as), atores e atrizes etc. A metodologia está baseada no contraste de fontes e documentos a fim de compreender como narrativas históricas são criadas pelos próprios agentes.
Downloads
Referências
Basset, K. Nuts from Brazil with smut from the Marquis. The Times, Londres, 23 set. 1993
BOURDIEU, P. A ilusão biográfica. In: Ferreira, M. (Org.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1996.
Brandão, T. Uma empresa e seus segredos: Companhia Maria Della Costa. São Paulo: Perspectiva; Rio de Janeiro: Petrobrás, 2009.
Clouston, E. The philosophy in the Alcove. The Guardian, Londres, 19 ago. 1993.
Cohen, S. Grupo brasileiro vai se apresentar com Siouxsie. O Globo, Rio de Janeiro, 31 out. 1993. Segundo Caderno.
COUTINHO, I. Lições morais do Marquês de Sade. Público, Lisboa, 11 jan. 1993.
Curtis, N. Philosophy in the Alcove. The Independent, Londres, 24 ago. 1993. p. 11.
Das profundezas da alcova. Publico, Lisboa, 15 out. 1993
Dibdin, T. Philosophy in the Alcove. The List, Edimburgo, 27 ago. a 09 set. 1993. p. 47.
FARIA, J. R. (Org.). História do teatro brasileiro: do modernismo às tendências contemporâneas. v. II. São Paulo: Perspectiva, SESCSP, 2013.
García-Guillén, M. Salo Salomé Makes up good Theatergoing. Sunday News, São Paulo, 23 fev. 1992.
O ESTADO DO PARANÁ. Grupo Os Satyros entra em cena. Curitiba, 13 set. 1995.
Linklater, J. Philosophy in the Alcove, Theatre Workshop, Edinburgh. The Herald, Escócia, 20 ago. 1993.
Orr, J. The philosophy in the alcove. The Scotsman, Edimburgo, 19 ago. 1993.
MACHADO, B. F. Iluminando a cena: um estudo sobre o cenário teatral nos anos 1990 e 2000 na cidade de São Paulo. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
Pontes, H. Intérpretes da Metrópole – História social e relações de gênero no teatro e no campo intelectual (1940-1968). São Paulo: Edusp, 2010.
SÁ, N. de. Sades joga com o limite entre teatro e pornografia. Folha de São Paulo, São Paulo, 18 nov. 1990.
Sá, N. de. Divers/idade: um guia para o teatro dos anos 90. São Paulo: Hucitec, 1997.
SANTOS, E. Sades ou noites com os professores imortais. Semanário, São Paulo, n. 126. 10 dez. 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Os autores mantém, sem restrições, os direitos autorais dos documentos publicados pelo periódico.
Os documentos distribuídos sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional podem ser compartilhados, copiados e redistribuídos em qualquer meio e formato desde que sem fins comerciais e que os devidos créditos sejam dados. Os documentos também podem ser adaptados, remixados e transformados desde que, neste caso, as contribuições feitas ao material original sejam distribuídas sob a mesma licença que o original.