Edições anteriores

  • v. 21 n. 2 (2022)

    Após anunciar e efetivar o seu retorno neste ano de 2022, a Revista Sala Preta dá prosseguimento ao seu novo projeto editorial, que encontra agora o desafio de colocar-se no mundo. Este é o primeiro número na retomada da Sala Preta a seguir o processo de Fluxo Contínuo, com a submissão espontânea de textos por diversos autores, recebidos desde a reabertura do periódico. Neste caminho, encontramos as diversas dificuldades do processo de edição de revistas acadêmicas, enfrentando os prazos; o re-estabelecimento do processo de avaliação por pares; o encontro de pareceristas aptos e disponíveis a avaliações; e, sobretudo, a delicada comunicação entre autores - editores - avaliadores- revisores - diagramadores. São muitas as dimensões que formam esse processo complexo, e, com este segundo número, seguimos na sua construção.

    Neste número são publicados cinco artigos que abordam as Artes da Cena a partir de diferentes perspectivas, fazendo dialogar tradição, contemporaneidade, produção artística e pedagogia. O número também conta com uma resenha e retoma a seção de críticas da Revista.

    Os diferentes textos que compõem este número delineiam uma perspectiva para a pesquisa em Artes Cênicas que faz dialogar passado e futuro, tradição e re/invenção da cena. Foi gratificante ver, sobretudo após o período de interrupção de publicação da Revista, o contínuo interesse e contribuição dos autores e da comunidade acadêmica em sua realização. É este aporte que justifica e possibilita a continuidade do projeto da Sala Preta.

  • Teatro e Filosofia
    v. 14 n. 2 (2014)

    Esta edição reúne, principalmente, artigos que discutem intersecções e tangências entre o teatro e a filosofia, tomando essa proximidade tanto na perspectiva filosófica, com olhares de filosofos para encenações e proposições dramáticas, como na perspectiva da teatralidade e da performatividade, refletindo sobre ações que ensejam o agenciamento da filosofia em sua leitura e recepção.
  • Performance e Política
    v. 14 n. 1 (2014)

    Esse número privilegia a discussão da relação entre a Performance, entendida no sentido amplo de criações performativas filiadas tanto às tradições da performance art como dos performance studies, e a política, pensada para além dos formatos habituais do teatro político. 
  • TEATROS DO REAL: MEMÓRIAS, AUTOBIOGRAFIAS E DOCUMENTOS EM CENA
    v. 13 n. 2 (2013)

    O conceito de teatros do real tem se revelado um meio eficaz de operação teórica das práticas cênicas contemporâneas, especialmente por responder à proliferação de experimentos de caráter liminar, que utilizam em sua gênese documentos, memórias, autobiografias, depoimentos e vivências dos criadores. Com base nessa noção, a revista abre espaço para a discussão de experimentos de natureza diversa e contempla práticas performativas de desestabilização do código teatral. 
  • v. 11 n. 1 (2011)

    Revista Sala Preta 11 - 2011 - Primeira Edição realizada somente na versão digital.
1-25 de 31