Algumas de nossas dificuldades: inventário de impasses
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p300-323Palavras-chave:
Crítica de arte, originalidade, representatividade, políticas da arte, impasses.Resumo
O presente trabalho procura discutir alguns aspectos fundantes da produção, da circulação e do pensamento em artes cênicas que aqui serão considerados como problemáticos, atravessados por contradições e fontes de possíveis impasses e complexidades de difícil enfrentamento, quais sejam: novidade (ou originalidade) como instituição e norma, e certas noções de espetáculo, representação e representatividade, tal como têm aparecido em alguns debates importantes e frequentes neste campo. Para a construção das reflexões, recorre-se a discussões e problematizações oriundas da filosofia e da crítica de arte, a fim de, no horizonte, instabilizar (ainda que de maneira deliberadamente aberta e inconclusiva) alguns aspectos de certo modus operandi nas artes cênicas, bem como nas artes de modo geral.
Downloads
Referências
ADORNO, T. A indústria cultural. In: COHN, G. (Org.). Comunicação e indústria cultural. São Paulo: Editora Nacional; Edusp, 1971.
ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
BANES, S. Terpsichore in sneakers: post-modern dance. Middletown: Wesleyan University Press, 1987.
BARTHES, R. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BARASCH, J. M. Theories of art: from Plato to Winckelman. Nova York: Routledge, 2000.
CORNAGO, O. Aos nossos inimigos: reflexões sobre o público. Aspas, v. 6, n. 1, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v6i1p7-42.
DEBORD, G. A Sociedade do espetáculo. 2003. Disponível em: http://www.geocities.com/projetoperiferia.
FIGUEIREDO, L. C. A invenção do psicológico: quatro séculos de subjetivação 1500-1900. São Paulo: Escuta, 2002.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
______. O que é um autor?. In: ______. Ditos e escritos, v. III: estética – literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001. p. 264-298.
KRAUSS, R. E. The originality of the Avant-Garde and other modernist myths. Cambridge: MIT Press, 1988.
LEHMANN, H.-T. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
LOUPPE, L. Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.
PERRONE-MOISÉS, L. Prefácio. In: BARTHES, R. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2014a.
______. Ódio à democracia. São Paulo: Boitempo, 2014b.
______. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor(es) e à Revista Sala Preta e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Sala Preta e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação, sob a Licença Creative Commons BY-NC-SA
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na revista Sala Preta mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Sala Preta em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/salapreta "