IN-VISÍVEIS: novas táticas de militância artística

Autores

  • Alessandra Vannucci Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p259-272

Palavras-chave:

Cena expandida, Novos regimes estéticos, Função do espectador.

Resumo

No imaginário contemporâneo, o futuro é prefigurado mais frequentemente como uma distopia – marcada por condições de opressão, vigilância, privação – do que como formas utópicas que estimulavam a imaginação modernista. Aqui refletimos acerca da arte como dispositivo de resistência: quais táticas podem pôr em disputa os modos da vida em comum e modificá-los. Analisamos um acervo experimental de gestos estético-políticos (intervenções, instalações, performances site-specific) elaborados em grupo aberto de pesquisa artístico-acadêmica. Pode a arte destacar-se como ação de militância em nossas cidades-espetáculo saturadas por mídias normativas das condutas cotidianas? Como tais gestos podem deslocar as expectativas representacionais canônicas e inaugurar contra condutas na comunidade de espect-atores?

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Biografia do Autor

  • Alessandra Vannucci, Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ)
    Professora de Direção Teatral, na graduação, e de Processos Criativos, no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC), da ECO-UFRJ.

Referências

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Publicado

2017-07-17

Edição

Seção

EM PAUTA

Como Citar

Vannucci, A. (2017). IN-VISÍVEIS: novas táticas de militância artística. Sala Preta, 17(1), 268-281. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p259-272