Zumbi e Tiradentes, Calabar

aproximações e divergências

Autores

  • Nina Nussenzweig Hotimsky Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v18i2p84-94

Palavras-chave:

Dramaturgia, Encenação, Teatro brasileiro, Teatro musical político

Resumo

A peça Calabar foi escrita por Chico Buarque e Ruy Guerra em 1973, dirigida por Fernando Peixoto no mesmo ano e censurada às vésperas da estreia.  Este artigo analisa aspectos dramatúrgicos e de encenação em Calabar que o ligam diretamente à experiência dos musicais realizados pelo Teatro de Arena após o Golpe Militar de 1964, através do Sistema Coringa sistematizado por Augusto Boal. Investigaremos de que maneira Calabar dá a ver as transformações operadas no teatro musical político brasileiro realizado na década de 1970.

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Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

DOSSIÊ ASPECTOS DA CENA MODERNA NO BRASIL

Como Citar

Zumbi e Tiradentes, Calabar: aproximações e divergências. (2018). Sala Preta, 18(2), 84-94. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v18i2p84-94