Fuzuê

os espíritos do passado

Autores

  • Carina Maria Guimarães Moreira Universidade Federal de São João del Rei
  • Rayla Dias Universidade Federal de São João del Rei

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v20i1p123-134

Palavras-chave:

Tragédia, Trágico, Teatro político, Teatro épico

Resumo

O artigo apresenta reflexões a respeito das noções de tragédia e trágico a partir das ideias de Peter Szondi em Ensaio sobre o trágico e Raymond Williams em Tragédia moderna, dialogando com as concepções de teatro político de Erwin Piscator e de teatro épico de Bertolt Brecht, bases teóricas da pesquisa artística desenvolvida no Núcleo de Estudos em Teatro Político do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena- Netep/GPHPC/UFSJ. No campo teórico, refletiremos sobre o modo como as dimensões da tragédia e do trágico atuam no campo político da cena, a partir dos modelos citados e de análise de um experimento contemporâneo. Por fim, à luz do conjunto teórico, analisamos o experimento cênico Fuzuê, resultado de pesquisa desenvolvida entre 2015 e 2017, buscando identificar como a dimensão histórica e trágica da exploração social foi ali debatida.

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Biografia do Autor

  • Carina Maria Guimarães Moreira, Universidade Federal de São João del Rei

    Professora adjunta do Departamento de Artes da Cena da Universidade Federal de São João del-Rei/MG.

  • Rayla Dias, Universidade Federal de São João del Rei

    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de São João del-Rei/MG.

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Publicado

2020-08-13

Edição

Seção

TRAGÉDIA E MODERNIDADE