Contribuição dos estudos de caso e da pesquisa indiciária para a história do espetáculo: o lundu que Maria Baderna teria dançado em Recife

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i1p54-70

Palavras-chave:

micro-história, fontes documentais periódicas, espetáculo híbrido

Resumo

Este texto é focado no lundu dançado no Brasil pela bailarina italiana Maria Baderna. É resultado de um estudo de caso desenvolvido por meio de pesquisa indiciária. Elegeu-se o Lundu d’Amarroá, que Baderna dançou em 1851 no Teatro Santa Isabel de Recife. A pesquisa de indícios se situou no cruzamento de dois eixos fundamentais: a análise de dados encontrados em fontes documentais jornalísticas e a análise de descrições elaboradas por biógrafos, cronistas e estudiosos. A hipótese é a de que o teatro do século XIX no Brasil constitui-se de fortes bases musicais, transborda teatralidade e atrita com barreiras de gênero. O objetivo deste estudo é contribuir para a verificação dos interesses e das possibilidades abertas pelos estudos históricos em teatro, já que certas persistências ou questões significativas engendradas por experiências cênicas passadas podem interessar ao teatro contemporâneo. 

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Biografia do Autor

  • Maria de Lourdes Rabetti, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Abrace
    Professora aposentada e colaboradora do quadro permanente do PPGAC/UNIRIO. Pesquisadora 1A do CNPq, lidera o grupo de Estudos de História e Historiografia do Espetáculo.
  • Adriana Schneider Alcure
    Professora e vice-coordenadora do PPGAC/UFRJ, integra o grupo de Estudos de História e Historiografia do Espetáculo/CNPq, com sede na UNIRIO.

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Publicado

2015-07-02

Edição

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EM PAUTA

Como Citar

Contribuição dos estudos de caso e da pesquisa indiciária para a história do espetáculo: o lundu que Maria Baderna teria dançado em Recife. (2015). Sala Preta, 15(1), 70-86. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i1p54-70