Roberto Gomes e as tentativas de modernização do teatro brasileiro: convergências e desencontros com a dramaturgia da (in)ação de Maurice Maeterlinck

Autores

  • Eli Borges Júnior Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo (ECA/USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i1p112-123

Palavras-chave:

ação, teatro brasileiro, teatro simbolista, Roberto Gomes, Maurice Maeterlinck

Resumo

O artigo analisa alguns elementos fundamentais da dramaturgia simbolista de Maurice Maeterlinck e seus reflexos na obra do dramaturgo brasileiro Roberto Gomes. A partir de uma investigação breve, que se debruça principalmente sobre as características do silêncio e do esvaziamento da ação, busca-se catalisar a discussão sobre a ideia de modernização do teatro brasileiro, além de refletir sobre alguns aspectos inovadores que se desdobrariam nas novas formas artísticas da encenação contemporânea. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eli Borges Júnior, Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo (ECA/USP)
    Mestre pela ECA-USP

Referências

ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Coleção Os Pensadores).

COSTA, M. M. A obra dramática de Roberto Gomes: temas e configuração. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1978.

COSTA, M. M. A dramaturgia de Roberto Gomes: da Casa Fechada à abertura modernista. Revista Letras, Curitiba, n. 60, p. 259-274, jul./dez. 2003.

FRAGA, E. O simbolismo no teatro brasileiro. São Paulo: Art & Tec, 1992.

GOMES, R. Roberto Gomes conferencista. Boletim da SBAT, set. 1947.

GOMES, R. Teatro de Roberto Gomes. Rio de Janeiro: INACEN, 1983.

MAETERLINCK, M. A Intrusa. Rio de Janeiro: Conservatório Nacional de Teatro, 1978.

MAETERLINCK, M. El pájaro azul. Cidade do México: Porrúa, 1977.

MAETERLINCK, M. O tesouro dos humildes. São Paulo: O Pensamento, 1945.

MOLER, L. B. Da palavra ao silêncio: o teatro simbolista de Maurice Maeterlinck. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

SZONDI, P. Teoria do drama moderno (1880-1950). São Paulo: Cosac Naify, 2001.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Edição

Seção

EM PAUTA

Como Citar

Borges Júnior, E. (2015). Roberto Gomes e as tentativas de modernização do teatro brasileiro: convergências e desencontros com a dramaturgia da (in)ação de Maurice Maeterlinck. Sala Preta, 15(1), 112-123. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i1p112-123