Performar o outro: o reenactment como dispositivo de experiências imersivas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p39-55Palavras-chave:
Espectador, , Reenactment, Teatro documentário, Participação, Dispositivo cênico.Resumo
Este artigo investiga potencialidades artísticas e políticas de criações contemporâneas construídas sob a forma de reenactments documentais. O termo compreende espetáculos que convidam os espectadores a refazerem ações de pessoas previamente documentadas, a partir de dispositivos poéticos e tecnológicos específicos. Para desenvolver a análise, parto da minha própria experiência como pesquisadora-participante de obras criadas pelo diretor catalão Roger Bernat e pelo coletivo suíço-alemão Rimini Protokoll. A partir do diálogo com o conceito de dispositivo cênico (SÁNCHEZ, 2016; CORNAGO, 2015) exploro a hipótese de que a experiência imersiva de “performar o outro” colabora para problematizar e dilatar temporalmente a percepção do público sobre os contextos documentais abordados.
Downloads
Referências
BERNAT, R. Numax-Fagor-Plus (show) (2013). Site de Roger Bernat. Disponível em: http://rogerbernat.info/en-gira/numax-fagor-plus/ Acesso em: 2 nov. 2016.
BOAL, A. Jogos para atores e não atores. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
BOURRIAUD, N. Estética relacional. São Paulo: Martins, 2009.
BRECHT, B. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.
CORNAGO, O. Ensayos de teoría escénica: sobre teatralidad, público y democracia. Madrid: Abada, 2015.
DELEUZE, G. ¿Que és un dispositivo?. In: ______. Michel Foucault, filósofo. Barcelona: Gedisa, 1990. p. 155-161.
FÉRAL, J. Le réel à l’épreuve du théâtre. In: ______. Théorie et pratique du théâtre. Au-delà des limites. Paris: L’Entretemps, 2011. p. 139-160.
FÉRAL, J; PERROT, E. De la présence aux effets de présence. Écarts et enjeux in FÉRAL, J. (Org.). Pratiques performatives. Montreal: Body Remix; Rennes: Presses de l’Université du Québec; Presses universitaires de Rennes, 2012. p. 11-26.
GOFFMAN. E. A representação eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1985.
GUIMARÃES, J. Cotidiano e imersão no teatro de Roger Bernat: a linguagem cênica reinventada. ARJ - Art Research Journal, s.l., v. 3, n. 1, p. 182-193, maio 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/8289>. Acesso em: 3 jun. 2017.
HEINICH, N. Práticas da arte contemporânea: uma abordagem pragmática a um novo paradigma artístico. Sociologia & Antropologia, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 351-372, out. 2014.
LEHMANN, H.-T. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
KEMPF, L.; MOGUILEVSKAIA, T. (Org.). Le théâtre neo-documentaire: résurgence ou réinvention?. Nancy: Presses Universitaires de Lorraine, 2013.
RANCIÈRE, J. A partilha do sensível. São Paulo: Editora 34, 2009.
SÁNCHEZ, J. A. Dispositivos poéticos III. Parataxis 2.0, 2016. Disponível em: <https://parataxis20.wordpress.com/>. Acesso em: 4 nov. 2016.
_________. Teatralidad y disidencia. In: SÁNCHEZ, José A.; BELVIS, Esther (Orgs.). No hay más poesía que la acción: teatralidades expandidas y repertorios disidentes. México: Paso de Gato, 2015.
SCHECHNER, R. Performance studies: an introduction. Nova York: Routledge, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor(es) e à Revista Sala Preta e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Sala Preta e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na revista Sala Preta mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi públicado originalmente pela revista Sala Preta em seu volume (cololocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/salapreta "