O quadro de Leyden – Uma reflexão sobre a ideia de encenação em Artaud
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v18i1p246-257Palavras-chave:
Artaud, encenação, texto e cenaResumo
Este artigo propõe uma reflexão acerca das ideias sobre encenação e sua relação com o texto dramático na obra de Antonin Artaud, a partir de seu olhar sobre o quadro As filhas de Loth de Lucas van den Leyden. Tendo como referencial as atuais discussões a respeito da teatralidade e dos postulados pós-dramáticos, o artigo também propõe um apontamento sobre o quanto o teatro contemporâneo é tributário do legado artaudiano.
Downloads
Referências
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
ARTAUD, Antonin. Linguagem e vida. São Paulo: Perspectiva, 2008.
ARTAUD, Antonin. O pesa-nervos. Lisboa: Hiena Editora, 1991.
BARTHES, Roland. Ouvrès completes. Paris: Seuil, 2002, vol II.
QUILICI, Cassiano Sydow. Artaud: teatro e ritual. São Paulo: Annablume, 2004.
ROUBINE, Jean Jacques. A linguagem da encenação teatral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1982.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor(es) e à Revista Sala Preta e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Sala Preta e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na revista Sala Preta mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi públicado originalmente pela revista Sala Preta em seu volume (cololocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/salapreta "