O vídeo no trabalho de Marina Abramovic e a tentativa de escapar dos meios de comunicação: presença versus prática ascética

Autores

  • Sheyna Teixeira Queiroz Université de Lille 3 Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v18i1p328-339

Palavras-chave:

Marina Abramovic, presença, ascética, vídeo, performance

Resumo

Este artigo trata de analisar a qualidade de presença em cena da artista-performer Marina Abramovic por meio de sua preparação corporal baseada no que ela chama de “práticas ascéticas”. A qualidade de presença e os conceitos que compõem essas práticas são revisadas na utilização do vídeo em seus trabalhos. Vídeo, performance ou videoperformance? Ao mesmo tempo que as práticas ascéticas determinam um modo de vida que escapa dos meios de comunicação atuais, o vídeo retém essas propriedades retornando às práticas de midiatização das estéticas artísticas. Dentre nossos principais objetivos estão a análise dos trabalhos de Marina, filmados e disponíveis na internet, e a análise da retrospectiva sobre a artista, realizada pelo MoMA, em 2010. Metodologicamente, utilizamos o acesso às plataformas digitais e revistas. Partimos de conceitos básicos, de suas contextualizações e complexidades, relacionando-os com suas obras de referência.

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Referências

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Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

MUNDO

Como Citar

Queiroz, S. T. (2018). O vídeo no trabalho de Marina Abramovic e a tentativa de escapar dos meios de comunicação: presença versus prática ascética. Sala Preta, 18(1), 328-339. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v18i1p328-339