O pensamento decolonial de Leda Maria Martins e sua importante contribuição para as artes da cena: resenha do livro Performance do tempo espiralar– poéticas do corpo-tela de Leda Maria Martins

Autores

  • Sofia Rodrigues Boito Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v21i1p133-139

Palavras-chave:

Decolonialidade, Afrodiáspora, Oralitura, Teoria da performance, Artes cênicas contemporâneas

Resumo

Esta resenha se debruça sobre o novo livro da pesquisadora Leda Maria Martins, publicado pela editora Cobogó, em 2021, no qual a autora desenvolve conceitos em torno do tempo e do corpo nas práticas performáticas afrodiaspóricas. O texto pretende demonstrar de que maneira as análises da autora contribuem para a concepção de instrumentos teóricos decoloniais para as artes da cena.

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Biografia do Autor

  • Sofia Rodrigues Boito, Universidade de São Paulo

    Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (PPGAC/ECA-USP). Atriz, dramaturga, escritora e performer.

Referências

FISCHER-LICHTE, E. The transformative power of performance: a new aesthetics. Abingdon-on-Thames: Taylor & Francis, 2008.

LUGONES, M. Rumo a um feminismo descolonial. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 935-952, 2014. DOI: 10.1590/%25x.

MARTINS, L. M. Performance do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.

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Publicado

2022-10-19

Edição

Seção

RESENHAS

Como Citar

Boito, S. R. (2022). O pensamento decolonial de Leda Maria Martins e sua importante contribuição para as artes da cena: resenha do livro Performance do tempo espiralar– poéticas do corpo-tela de Leda Maria Martins. Sala Preta, 21(1), 133-139. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v21i1p133-139