Legado de Caim: a jornada brasileira do Living Theatre (1970-71)

Autores

  • Alessandra Vannucci Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i1p203-224

Palavras-chave:

Living Theatre, atos públicos, Brasil, regime militar

Resumo

Na trajetória do Living Theatre, companhia teatral de origem norte-americana, desde 1964 nômade por opção, a viagem ao Brasil de 1970 a 1971 proporcionou, por meio de experiências extremas de opressão – como a detenção –, a descoberta de novas táticas de ativismo estético-político. Focando um processo teatral que não aconteceu como espetáculo, mas provocou uma espetacular auto exposição dos dispositivos de repressão do regime militar, o artigo se propõe analisar estruturas constitutivas daquela fase da história da nação. 

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Biografia do Autor

  • Alessandra Vannucci, Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutora em Letras pela PUC-Rio e professora da ECO-UFRJ e do PPGAC-UFRJ

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Publicado

2015-07-02

Edição

Seção

EM PAUTA

Como Citar

Vannucci, A. (2015). Legado de Caim: a jornada brasileira do Living Theatre (1970-71). Sala Preta, 15(1), 203-224. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i1p203-224