O conceito de máscara heterotópica e do trágico objetal: uma reflexão inspirada na obra Peep Classic Ésquilo da companhia Club Noir

Autores

  • Alexandre Gil França Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i2p164-174

Palavras-chave:

Club Noir, tragédia, máscara, heterotopia

Resumo

Este trabalho propõe a utilização de dois novos conceitos na análise
dos espetáculos da série Peep Classic Ésquilo da companhia Club
Noir. São eles: a “máscara heterotópica”, baseado no conceito de heterotopia
de Michel Foucault, e o “trágico objetal”. A hipótese é a de
que na utilização involuntária por parte da plateia dessa máscara heterotópica,
caracterizada pela escuridão introduzida no lugar do rosto
do ator, um outro tipo de verdade trágica nos é internalizada, fora
do terreno lógico da narrativa, em contraste com o atual contexto do
sujeito contemporâneo.

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Biografia do Autor

  • Alexandre Gil França, Universidade de São Paulo

    Mestrando pelo PPGAC da ECA-USP. Diretor e
    dramaturgo da Dezoito Zero Um – Cia de Teatro.

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Publicado

2015-12-23

Edição

Seção

SALA ABERTA

Como Citar

França, A. G. (2015). O conceito de máscara heterotópica e do trágico objetal: uma reflexão inspirada na obra Peep Classic Ésquilo da companhia Club Noir. Sala Preta, 15(2), 164-174. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i2p164-174