Teatro que interroga o tempo: Christiane Jatahy se distancia do lugar-comum na conjugação entre passado e presente
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i2p288-301Palavras-chave:
Teatro, cinema, presente, passadoResumo
O artigo aborda a pesquisa da diretora Christiane Jatahy em torno
da interface teatro/cinema em duas montagens (Julia e E se elas fossem
para Moscou?) resultantes de apropriações de peças de autores
historicamente vinculados à dramaturgia realista (Senhorita Júlia, de
August Strindberg, e As três irmãs, de Anton Tchekhov). A diretora
promove deslocamentos temporais, entrelaçando passado e presente
por meio da inclusão do aparato multimídia na cena e da realização
de operações dramatúrgicas que imprimem sonoridade contemporânea
e confirmam a atualidade das questões lançadas por textos
escritos entre o final do século XIX e o início do XX.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor(es) e à Revista Sala Preta e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Sala Preta e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação, sob a Licença Creative Commons BY-NC-SA
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na revista Sala Preta mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Sala Preta em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/salapreta "