Entre teatro e cinema: a reinvenção da imagem em E se elas fossem para Moscou?, de Christiane Jatahy
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i2p302-316Palavras-chave:
Teatro, cinema, corpo, memória, encenaçãoResumo
O artigo analisa a obra E se elas fossem para Moscou? (2014-2015), da diretora carioca Christiane Jatahy. A partir do estudo de sua trajetória, investiga-se o diálogo entre teatro e cinema na criação da peça e do filme homônimos. Apesar de ambos existirem como obras autônomas, a análise privilegia a perspectiva relacional, tendo como foco o debate sobre corpo e memória nas versões teatral e fílmica.
Downloads
Referências
AMORIM, Marília. Cronotopo e exotopia. In: Bakhtin. Outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006, pp. 95-114.
BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV). Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Hucitec, 1990.
BANU, Georges. Les trois soeurs et le paradis perdu. In: Exercices d’Accompagnement. D’Antoine Vitez à Sarah Bernhardt. Saint-Jean-de-Védas: L’Entretemps Éditions, 2002, pp.141-150.
BARRENECHEA, Miguel (Org). As dobras da memória. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.
BROOK, Peter. A propôs de Tchekhov. In: La Cerisaie. Adaptation de Jean-Claude Carrière. Paris: Centre International de Créâtions Théâtrales, 1981.
CRAGNOLINI, Mónica B. Adieu, adieu, remember me: Derrida, a escritura e a morte. In: Espectros de Derrida. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2008, pp. 41-58.
GIL, José. Movimento total. O corpo e a dança. Lisboa: Relógio D’Água, 2001.
JATAHY, Christiane. Fronteira e Instabilidade. Texto escrito para o Tempo Festival/2010. 20/09/2010. Disponível em: http://tempofestival.com.br/simultaneo/fronteira-e-instabilidade/ Acesso em: 1 de outubro de 2015.
_______. Entrevista concedida a Gabriela Lírio Gurgel Monteiro em 12/10/2015.
SIBILIA, Paula. Apresentação do livro “Estética da desaparição”. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.
VIRILIO, Paul. A estética da desaparição. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor(es) e à Revista Sala Preta e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Sala Preta e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na revista Sala Preta mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi públicado originalmente pela revista Sala Preta em seu volume (cololocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/salapreta "