Crítica de arte no primeiro romantismo alemão e produção de subjetividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p57-72

Palavras-chave:

Crítica de arte, Friedrich Schlegel, Primeiro Romantismo alemão, Produção de subjetividade.

Resumo

Neste texto sustento que certa noção de crítica de arte proposta por Friedrich Schlegel e pelos primeiros românticos alemães merece uma oportuna retomada, tendo em vista o problema da produção de subjetividade. Começo por delinear a concepção de crítica de Schlegel, tal como é discutida por Walter Benjamin em O Conceito de Crítica de Arte no Romantismo Alemão (1920). Neste movimento expositivo destaco três aspectos da referida noção de crítica: o caráter imanente dos critérios de apreciação do trabalho artístico; a dimensão de preparação do núcleo prosaico da obra; e o sentido positivo, criativo e de restituição da obra individual à infinitude da arte do gesto crítico. Concluo procurando articular a noção de crítica com a noção de “simpoesia”, presente na reflexão de Schlegel e de outros primeiros românticos, sustentando que essas noções podem contribuir para um vocabulário e um discurso de resistência no quadro da produção massiva de subjetivação e de dessubjetivação contemporâneas.

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Biografia do Autor

  • Alexandre Pieroni Calado, Centro de Investigação em Artes e Comunicação
    Licenciado Pré-Bolonha em Teatro, pela Escola Superior de Teatro e Cinema (IPL Lisboa). Mestre em História e Filosofia da Ciência, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNL Lisboa). Doutor em Artes Cênicas, pela Escola de Comunicação e Artes (USP São Paulo). Dirigiu Dramas de Princesas. A Morte e a Donzela (2015), Woyzeck 1978 (2014), Quarteto (2013), Pregação (2012), Tête de Meduse (2010), da beleza ou o sistema nervoso dos peixes (2009), Húmus: Tríptico#2 (2014), Mecânica das Paixões (2012) e Miss Puss / Mestre Gato (2007). No teatro trabalhou com Ivica Buljan, Rogério de Carvalho, Amândio Pinheiro, Anabela Mendes, entre outros. É membro do Centro de Investigação em Artes e Comunicações (UAlgarve /IPLisboa).

Referências

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Fontes na Rede Mundial

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Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

EM PAUTA

Como Citar

Crítica de arte no primeiro romantismo alemão e produção de subjetividade. (2016). Sala Preta, 16(2), 57-72. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p57-72